Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão está prestes a começar e promete muita emoção até o seu fim
O Brasileirão Série A 2023 está prestes a começar. A competição vai de abril até dezembro, com seus 20 times prometendo rodadas de muita emoção até o final das suas 38 rodadas, divididas em jogos de turno e returno.
Confira, neste mini-guia do Jogo Hoje, mais detalhes sobre a principal competição do futebol brasileiro, reunindo vários dos mais importantes clubes do país, representando atualmente as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Comenta que eu vou voltar no final do ano pra ver quem acertou… 🏆#NossoMelhor #CampeonatoDoBrasileiro pic.twitter.com/hJH9JAxXcO
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) April 14, 2023
Quem disputa o Brasileirão Série A 2023?
Estão na disputa do Brasileirão Série A 2023 o atual campeão, Palmeiras, o atual vice, Flamengo, além de Fluminense, Corinthians, Internacional, Athletico Paranaense, Atlético-MG, Fortaleza, América-MG, São Paulo, Santos, Goiás, Red Bull Bragantino, Botafogo, Coritiba e Cuiabá.
Enquanto isso, vindos da Série B de 2022, subiram 4 clubes tradicionais e que faziam falta na disputa da 1ª Divisão. São eles Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Bahia. A ideia deles é fazer valer o peso da camisa e terem boas campanhas nesta temporada.
Quando começa o Brasileirão Série A 2023?
O Brasileirão Série A 2023 terá início neste sábado, 15 de abril, e terá a sua 38ª rodada somente no dia 3 de dezembro, encerrando a competição. A 1ª rodada iniciará já às 16h, com 2 jogos.
Primeiro, o atual campeão Palmeiras recebe o Cuiabá na Allianz Arena, às 16h, em São Paulo-SP. Enquanto isso, em Belo Horizonte-MG, na Arena Independência, o América-MG encara o Fluminense.
Também no sábado, teremos mais 4 jogos, sendo 3 que iniciam às 18h30, enquanto que um acontecerá somente às 21h. Às 18h30, teremos Red Bull Bragantino x Bahia, Athletico Paranaense x Goiás e Fortaleza x Internacional. Às 21h, Atlético-MG x Vasco se enfrentam.
No domingo (16), outros 3 jogos acontecem. Às 16h, Flamengo x Coritiba e Corinthians x Cruzeiro. Enquanto isso, às 18h30, teremos Grêmio x Santos.
Onde vão passar os jogos do Brasileirão Série A 2023?
Os jogos do Brasileirão Série A 2023 terão transmissão exclusiva do Grupo Globo na TV aberta (TV Globo), TV fechada (SporTV), pay-per-view (Premiere) e streaming (Globoplay).
Além disso, por não ter chegado a um acordo com a emissora para a transmissão no pay-per-view, o Athletico Paranaense transmiste seus jogos em casa na sua própria plataforma, a Furacão Play, e também tem acordo para também transmitir na Cazé TV, no YouTube e Twitch.
Tem VAR no Brasileirão Série A 2023?
A Série A de 2023 terá, sim, o árbitro de vídeo (VAR) em seus 380 jogos. Além disso, todas as mudanças prometidas pela CBF para a arbitragem e o VAR já entrarão em vigor no campeonato.
Entre as mudanças propostas pela entidade, está a de que a comunicação entre os árbitros no campo, junto com o árbitro de vídeo, terão imagens e áudios exibidos para todo o estádio e as transmissões na TV.
Além disso, há outras recomendações para o VAR no Brasileirão: menos atletas irão para o aquecimento por vez, o árbitro de campo poderá agir com mais rigor contra as reclamações sobre o VAR, além de ter os acréscimos maiores em cada tempo.
Também será implementada uma mudança nas linhas de impedimento traçadas pelo VAR. Com a nova recomendação, caso a linha do atacante esteja minimamente sobreposta à do defensor, não será considerado impedimento.
Dessa forma, para diferenciar quando há ou não impedimento, as linhas ficarão na cor azul quando se tocarem. Assim, o lance será validado.
Quais os favoritos a ganhar o Brasileirão Série A 2023
Sobre os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, é impossível não pensar nos 2 clubes de maior orçamento no país como os grandes favoritos: Palmeiras e Flamengo.
O Palmeiras é o atual campeão da competição e tem a sua base das últimas temporadas mantidas para 2023. Além disso, a equipe segue com um bom desempenho na atual temporada, onde já conquistou a Supercopa do Brasil, além do Campeonato Paulista.
O bom momento da equipe de Abel Ferreira segue com nomes importantes, como Dudu, Rony, Raphael Veiga, Weverton e Gustavo Gómez, além de ter trazido jovens destaques como o atacante Artur e o volante Richard Ríos. A promessa é seguir forte pelo troféu.
Já o Flamengo, que também segue com um elenco milionário e de grandes craques, como Pedro, Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gerson, encara um início de temporada bastante turbulento. Ao todo, a equipe desperdiçou a chance de levantar até 4 títulos neste começo de ano.
O trabalho do técnico Vitor Pereira não deu encaixe e, com isso, o Flamengo foi vice do Campeonato Carioca e da Taça Guanabara, vice da Supercopa do Brasil e vice da Recopa Sul-Americana.
Além disso, ficou somente com o 3º lugar do Mundial de Clubes e não teve o sonhado duelo contra o Real Madrid. A soma desses resultados foi suficiente para causar a demissão do técnico português antes do começo do Brasileirão.
Correndo por fora pelo título, mas com times capazes de bater de frente com Palmeiras e Flamengo, estão o Fluminense, Atlético-MG e o Athletico Paranaense. Todos começaram bem a temporada e têm demonstrado qualidade para brigar no topo da tabela.
Por outro lado, apesar de um investimento bom, não têm o mesmo favoritismo, mas podem brigar na parte de cima da Série A. São eles o Grêmio – do atacante Luis Suárez -, Internacional, Fortaleza e América-MG.
Por outro lado, a metade final da tabela do Brasileirão está mais equilibrada, com clubes que iniciam a competição em momentos menos favoráveis. Dessa forma, isso pode influenciar numa oscilação maior neste começo de campeonato.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.