O futebol nacional teve grandes batedores de falta ao longo da sua história, mas alguns se tornaram verdadeiras lendas. Conheça os maiores batedores de falta do Brasil.
Ser um grande batedor de faltas é, além de um dom, um talento que precisa ser lapidado com muito treino. Os nomes da lista sempre se destacaram por isso e são ídolos por onde passaram, com grande destaque para os golaços de falta.
O futebol traz um dinamismo enorme em busca do gol e, pelas diferentes formas para ele acontecer, uma das mais complicadas e também belas, é o gol de falta. Através dessas cobranças, grandes nomes no futebol mundial se tornaram especialistas neste atributo.
Além disso, o Brasil é um celeiro histórico desses jogadores. Assim, quando se pergunta quem são os maiores batedores de falta do Brasil, vários nomes vêm à mente. Principalmente grandes nomes do passado.
Antigamente, quase todos os grandes times que fizeram sucesso a nível nacional, tiveram grandes batedores de falta entre seus craques. Atualmente, essa característica é cada vez mais rara.
O futebol mudou e, com isso, o treino repetitivo de cobranças de faltas e pênaltis se tornou mais limitado. Essa era a principal forma para lapidar um atleta que se tornaria especialista nesse aspecto.
Com isso, entre os maiores batedores de falta do Brasil, há a unanimidade da importância dos treinos de dezenas ou centenas de cobranças diariamente. Dessa forma, não é mais possível na atualidade, o número de especialistas é menor e essas peças são mais difíceis de encontrar.
Ainda assim, as lembranças dos maiores batedores de falta do Brasil seguem vivas na mente de muitos torcedores.
Através desse levantamento, confira quem são os maiores batedores de falta do Brasil. O top 5 dos que mais marcaram gols, além de algumas menções honrosas a notórios atletas.
Maiores batedores de falta do Brasil: Quem fez mais gols de falta no Brasil?
Para saber quais foram os maiores batedores de falta, existem diferentes versões e contagens de gols de falta. Seja em contagens oficiais, feitas por jornais internacionais ou dos próprios atletas.
Dessa maneira, levaremos em conta a contagem mais recente, realizada pelo jornal Mundo Deportivo, da cidade de Barcelona, região da Catalunha, na Espanha.
Esse levantamento listou os 10 jogadores com mais gols de falta na história do futebol mundial. Dentre eles, estão 6 brasileiros. Confira, agora, o top-5 dos maiores batedores de falta do Brasil.
Marcelinho Carioca e Rogério Ceni: 59 gols
Dividindo a 5ª colocação dos maiores batedores de falta do Brasil, estão ídolos de 2 times rivais: Marcelinho Carioca e Rogério Ceni. Craques que tiveram a cobrança de tiros livres como uma das suas principais armas na carreira.
Marcelinho Carioca, o “pé de anjo”, foi um meio-campista que ficou notabilizado não só por grandes jogadas, belos passes e assistências. Mas também pela sua qualidade nas cobranças de falta. Não à toa é ídolo no Corinthians.
Para ele, não havia distância. Seja uma falta de perto, de média distância ou longe, ele era perigoso em qualquer hipótese. Sua capacidade em cobrar falta com efeito e também força era um tormento para os goleiros da época.
E por falar em goleiro, o maior jogador da história do São Paulo, Rogério Ceni, não foi apenas um monstro debaixo das traves, mas também na bola parada. Ídolo, líder e o maior goleiro artilheiro da história do futebol.
Ceni marcou 131 gols ao longo da sua carreira, sendo 59 de falta e 72 de pênalti. Qualquer cobrança perto da área já era bom sinal para o torcedor tricolor, que contava já como “meio gol” quando Rogério ia para a bola.
Ronaldinho Gaúcho: 66 gols
O Bruxo carrega esse apelido não à toa. Além de fazer mágica em seus dribles e jogadas, ele foi um dos maiores batedores de falta do Brasil na história. Foram vários golaços ao longo da sua carreira, tendo 2 deles bastante icônicos.
O 1º é o gol marcado contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2002, na conquista do pentacampeonato. De muito longe, num lance pela lateral direita, Ronaldinho Gaúcho bateu direto e surpreendeu o goleiro Seaman, marcando um golaço inesquecível daquela campanha.
O 2º gol aconteceu quase 10 anos depois. Em 2011, no jogaço Santos 4 x 5 Flamengo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, ele marcou um lindo gol de falta em cobrança rasteira, por debaixo da barreira alvinegra. Dali em diante, a cobrança nesse estilo se espalhou por todo o mundo.
Pelo Atlético-MG, o Bruxo também deixou sua marca. Inclusive, durante o título da Libertadores. E é um dos principais integrantes da lista dos maiores batedores de falta do Brasil.
Pelé: 70 gols
O Rei do Futebol partiu no fim de 2022, mas seu legado é inesquecível. Dentro dos 1283 gols marcados ao longo da carreira, 70 deles foram em cobrança de falta. Alguns deles em Copa do Mundo, pela Seleção Brasileira, na conquista do tricampeonato em 1970.
A qualidade do Rei do Futebol era tamanha, que ele não tinha um fundamento ruim. Além de fazer com extrema qualidade tudo que o futebol exigia, foi um dos grandes cobradores de falta não só do Brasil, mas do mundo todo.
Juninho Pernambucano: 76 gols
O Reizinho da Colina, como ficou conhecido no Vasco, é uma das maiores referências em todo o planeta sobre cobranças de falta. Não era apenas um meia de refinada técnica, mas também foi o maior batedor de falta de uma geração. Nos anos 2000, ele dominou.
Ao longo da carreira, foram vários os gols de falta marcados por Juninho. Muitos inesquecíveis pelo Vasco, como o que ele anotou contra o River Plate, na Argentina, ou outros pelo Lyon, na Liga dos Campeões, em cima do Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona e outros clubes gigantes.
Zico: 101 gols
O Galinho, maior nome da história do Flamengo e um dos melhores jogadores da história do futebol, lidera a lista dos maiores batedores de falta do Brasil. O único jogador a ultrapassar a barreira dos 100 gols de falta, com a mesma facilidade pela qual passava por barreiras adversárias nas faltas.
Zico possui diversos gols de falta históricos. Cobrava falta com maestria, colocando a bola onde queria. A categoria, além do dom, veio de muito treino diário que o levou praticamente à perfeição nas cobranças de falta e à idolatria mundo afora.
O eterno camisa 10 do Flamengo é constantemente lembrado entre os maiores batedores de falta do Brasil.
Maiores batedores batedores de falta do Brasil: Menções honrosas
Outros grandes nomes não figuram nesta lista, mas também possuem vários gols marcados de falta em sua carreira e marcaram o futebol brasileiro.
Entre os mais antigos, como não citar Didi, com seu chute “folha seca”, em que a bola subia e caía com tamanha velocidade, sem chances para o goleiro? Depois dele, Rivelino, com seus fortes chutes de perna esquerda.
Outros grandes cobradores, que batiam com força e extrema técnica, foram Nelinho e Éder Aleixo. Ídolos nos rivais Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente. Neto, ídolo do Corinthians, também foi outro grande cobrador.
Como não lembrar também de Roberto Carlos, que fez milhões vibrarem com seus canhões de perna esquerda, marcando vários golaços pela Seleção Brasileira e por clubes. Lenda.
Outro nome que, mesmo sem tanto prestígio internacionalmente, foi um exímio cobrador, é Marcos Assunção. O ex-volante do Palmeiras tinha uma precisão absurda e foi ídolo no Verdão também por conta delas. Por isso, também está entre os maiores batedores de falta do Brasil.