Confira a lista dos nocautes mais rápidos do boxe
Nocautes mais rápidos do boxe: imagine o que é possível fazer em 1 segundo e meio. Não vai ser fácil encontrar uma resposta.
Mas em algum momento no boxe, esse tempo foi suficiente para um lutador nocautear o adversário. As lutas mais rápidas nos ringues entraram para a história do esporte.
Uma luta de boxe pode durar bastante tempo. Ela é divida por rounds, mas o número não é fixo. O combate costuma ter em média de 9 a 12 rounds, com 3 minutos para cada um deles.
Ou seja, caso a luta não seja decidida por nocaute, ela pode ter 36 minutos de duração. Não é comum o combate terminar logo no 1º round. Quando isso acontece, é comum dizer que foi uma luta muito rápida.
Isso significa que é pouco provável um nocaute acontecer antes dos primeiros 3 minutos de combate. Principalmente nas categorias mais leves, já que os lutadores são mais ágeis, mas não têm a mesma força para nocautear o adversário rapidamente.
Nocaute de um golpe só está no livro dos recordes
Oficialmente, o nocaute mais rápido da história do boxe durou quatro segundos. Está registrado no Livro dos Recordes. No dia 4 de novembro de 1947, Mike Collins conseguiu nocautear Pat Brownson com apenas um soco, logo no início do combate.
O soco foi tão violento que o juiz não chegou a abrir contagem. Mas se engana que o recorde não esteve perto de ser quebrado, por incrível que pareça.
Só para se ter uma ideia, no dia 14 de novembro de 2020, o lutador cubano Ulysses Dias nocauteou seu adversário Donelei Benedetto com 3 segundos de combate.
Entretanto, por ter sido uma luta sem luvas, o feito acabou não sendo oficialmente reconhecido.
Não deu nem para entender o que aconteceu: o nocaute de 1,5 segundo
Em março de 1997, o lutador neozelandês James Senio Peau, conhecido como James Thunder, nocauteou seu adversário, Crawford Grimsley, em apenas 1,5 segundo. O rival foi para o chão quase instantaneamente após o início da luta.
Mas esse combate não está no livro dos recordes. A diferença para a luta que detém a marca oficialmente é que, no caso do nocaute de James Thunder, o juiz abriu contagem.
Assim, somando a contagem com o tempo anterior ao nocaute, a luta durou cerca de 13 segundos. O embate de 1947 foi encerrado imediatamente após o nocaute, tendo duração de 4 segundos.
Boxe feminino também teve nocaute fulminante
O recorde oficial entre os nocautes mais rápidos do boxe em lutas entre mulheres também é impressionante. Bastaram sete segundos para a norte-americana Seniesa Estrada nocautear Miranda Atkins.
A luta onde o recorde atual foi estabelecido é relativamente recente. O combate foi realizado em julho de 2020. Hoje em dia, Seniesa Estrada é considerada uma das maiores pugilistas da história do boxe.
Nem Mike Tyson chegou perto do recorde entre os nocautes mais rápidos do boxe
Considerado um dos maiores boxeadores da história e também um dos maiores nocauteadores de todos os tempos, Mike Tyson não chegou perto de quebrar o recorde dos nocautes mais rápidos do boxe em todos os tempos.
Tyson era conhecido pela encarada, que fazia qualquer adversário ficar com medo, e também pelos golpes contundentes. Seu soco era capaz de levar o adversário ao chão rapidamente.
Mas a luta que Tyson conseguiu finalizar mais cedo com um nocaute durou 30 segundos. O combate aconteceu em 1986 e a vítima foi Marvis Frazier, filho de Joe Frazier.
Bem ao estilo Tyson, a Fera conseguiu uma sequência de golpes logo no começo da luta. Foi a vitória número 25 de uma das maiores lendas do esporte.