Jakub Jankto já passou por Udinese e Sampdoria
O meia Jakub Jankto, jogador da seleção checa e do Sparta Praga, revelou, nesta segunda-feira, que é homossexual. Ainda é raro vermos jogadores falarem sobre sua sexualidade no futebol masculino, mas Jankto se torna o primeiro jogador internacional em atividade a fazer essa revelação.
“Nada mais importa”
O jogador da seleção checa falou por meio de um vídeo curto postado nas suas redes sociais. Em menos de um minuto, Jakub Jankto falou sobre querer viver em liberdade, sem se esconder.
“Olá, eu sou Jakub Jankto. Como todos, tenho minhas forças, minhas fraquezas. Tenho minha família e meus amigos. Tenho meu trabalho, que há anos faço o melhor que posso com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todos, só quero viver minha vida em liberdade, sem medos, sem violência, mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder”.
Depois do anúncio, o meia da seleção checa foi prontamente apoiado pelo Sparta Praga, que postou uma nota em respeito à vida pessoal do atleta. Além disso, o clube também utilizou o Twitter para publicar um trecho da música Nothing Else Matters, da banda Metallica.
“Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, treinador e companheiros de equipe há algum tempo. Todo o resto é sobre sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa”, afirmou a nota do clube.
“So close, no matter how far
Couldn’t be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters.Never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
All these words I don’t just say
And nothing else matters.“#acsparta https://t.co/HttU8dlhzb— AC Sparta Prague (@ACSparta_EN) February 13, 2023
O trecho da música, em tradução livre, diz: “Tão perto, não importa o quão longe. Não poderia ser muito mais do coração. Sempre confiando em quem somos. E nada mais importa. Nunca me abri desse jeito. A vida é nossa, vivemos do nosso jeito. Todas essas palavras que eu só não digo. E nada mais importa”.
Homossexualidade e futebol
Dentro do universo futebolístico, a homossexualidade ainda é tratada como tabu, mas alguns protestos vem se tornando comuns e alguns outros jogadores já haviam se declarado LGBTQIA+ antes de Jakub.
No Brasil, há dois exemplos: o goleiro Messi, com passagens em clubes do Rio Grande do Norte; e o volante Richarlison, bissexual, que até passou pela Seleção Brasileira, mas só falou do tema após pendurar as chuteiras.
Fora do país, há outros exemplos. O primeiro é Justin Fashanu, jogador inglês que se revelou ainda em 1990, mas não foi bem aceito e sofreu consequências até o fim da vida, poucos anos depois.
Depois do caso com fim trágico, foram décadas até jogadores voltarem a falar publicamente sobre homossexualidade, o que só voltou a acontecer em outubro de 2021, com o australiano Joshua Cavallo.
Desde então, outros exemplos vem aparecendo, ainda esporádicos, como agora, no caso do jogador da seleção checa.
Da Udinese à Seleção Checa
Com passagem na base do Slavia Praga, Jakub Jankto foi para o futebol italiano ainda na base, acertando com a Udinese. Ele teve um empréstimo ao Ascoli e depois passou dois anos no profissional da Udinese.
Depois, ele acertou com a Sampdoria, onde teve mais sequência no futebol europeu, passando três temporadas no clube.
Depois, ele acertou com o Getafe no início da temporada passada, mas rendeu pouco e, agora, voltou ao país natal nesta temporada.
Além disso, ele ainda soma 45 jogos e sete gols pela Seleção Checa. Ele estreou pela equipe nacional em 2017, com gol em amistoso contra a Lituânia. Seus jogos mais recentes foram em junho, na Uefa Nations League.