Luisa Stefani venceu seu quarto título seguido
O tênis brasileiro vive um grande momento e conseguiu algumas marcas importante nessa semana, com título de Luisa Stefani nas duplas do WTA 500 de Abu Dhabi, que teve Beatriz Haddad Maia como semifinalista de simples. Também nas duplas, Rafael Matos foi à semi do ATP 250 de Córdoba, na Argentina.
Mais um título para Luisa Stefani
Entre os principais nomes do tênis brasileiro, ninguém vive fase melhor que Luisa Stefani. A duplista de 25 anos voltou de uma lesão grave há apenas cinco meses e já levantou seis taças desde então, todos com duplas diferentes.
Com isso, ela vem recuperando rapidamente posições no ranking e, com o título do WTA 500 de Abu Dhabi, ela voltou ao top-30 do ranking da WTA. Essa nova conquista veio ao lado da chinesa Shuai Zhang, por 2-1 (3/6, 6/2 e 10/8), sobre a japonesa Shuko Aoyama e a taiwanesa Hao-Ching Chan.
Com isso, a brasileira chega a 30 vitórias nos 33 jogos que fez desde a volta às quadras, sendo a 19ª consecutiva. E esse já é o quarto título consecutivo de Luisa, sendo o terceiro na temporada, depois do WTA 125 de Montevidéu (2022), WTA 500 de Adelaide e duplas mistas do Australian Open.
É CAMPEÃÃÃÃÃÃÃ! 🏆🎾
Luisa Stefani 🇧🇷 e Shuai Zhang 🇨🇳 são campeãs do WTA 500 de Abu Dhabi 🇦🇪!
Vitória de virada sobre Shuko Aoyama 🇯🇵 e Hao-Ching Chan 🇹🇼 por 2 a 1 (3/6, 6/2 e 10/8).
Mais um título pra conta! 👏🤩 pic.twitter.com/igPHziiOgv
— Time Brasil (@timebrasil) February 12, 2023
Bia e Rafa nas semifinais
Mas se Luisa Stefani ganhas posições no ranking, dois outros nomes do tênis brasileiro tem o melhor ranking das suas carreiras. Uma é Beatriz Haddad Maia, que parou na semifinal do torneio de simples do WTA 500 de Abu Dhabi para a campeã Belinda Bencic, da Suíça.
Mas, mesmo com a derrota, a boa campanha nos Emirados Árabes Unidos foi o suficiente para levar a paulistana de 26 anos à #12 no Ranking da WTA, duas posições acima da marca anterior. Ela aparece pouco menos de 600 pontos abaixo da #10, a cazaque Elena Rybakina, que ela venceu nas quartas.
Com isso, Beatriz já se tornou a terceira melhor sul-americana na história da WTA, atrás apenas das argentinas Gabriela Sabatini (#3 em 1989) e Paola Suárez (#9 em 2004). Nos tempos áureos de Maria Esther Bueno, ainda não existia o Ranking da WTA. Mas esta não é a primeira vez que Bia consegue marcas histórias para o tênis brasileiro.
É NÚMERO 12 DO MUNDO! 🎾🇧🇷
Bia Haddad Maia alcança o melhor ranking de sua carreira na @WTA
Ela não cansa de fazer história! 😍 pic.twitter.com/h7dTqOfNoW
— Time Brasil (@timebrasil) February 13, 2023
Rafa Matos
Além disso, Rafael Matos jogou ao lado do espanhol espanhol David Vega no ATP 250 de Córdoba e também parou na semifinal, caindo para os franceses Sadio Doumbia e Fabein Reboul.
Com isso, Rafa, campeão das duplas mistas no Australian Open na semana passada, segue como melhor duplista do tênis brasileiro no Ranking da ATP, que também conta com o ex-melhor do mundo Marcelo Melo ganhando uma posição e aparecendo em #40.
Os melhores do tênis brasileiro no ranking
- #12 simples – Beatriz Haddad Maia (+2 – melhor da carreira)
- #26 duplas – Rafael Matos (melhor da carreira)
- #26 duplas – Beatriz Haddad Maia (-1)
- #30 duplas – Luisa Stefani (+6)
- #40 duplas – Marcelo Melo (+1)
- #78 simples – Thiago Monteiro
- #95 duplas – Ingrid Gamarra (-1)