No primeiro jogo da Copa do Mundo com prorrogação e pênaltis, a Croácia vence o Japão nas cobranças e espera adversário entre Brasil e Coréia do Sul
Não faltou emoção. Em 120 minutos mais acréscimos de futebol, Japão e Croácia terminaram a partida empatados em 1 a 1, ocasionando a primeira disputa de pênaltis da Copa do Mundo 2022. Assim, na marca da Cal, os croatas foram superiores e chegaram às quartas de final com show do goleiro Livajkovic.
Agora, o vencedor do confronto aguarda quem vencer o embate entre Brasil e Coréia do Sul, que acontece nesta segunda-feira, às 16, no estádio 974.
O jogo
Considerado um dos confrontos mais equilibrados das oitavas de final, Croácia e Japão demonstraram essas forças equivalentes alternando o domínio das ações ao longo da partida. Assim, em seu momento de superioridade durante o primeiro tempo, o Japão conseguiu chegar ao gol com Maeda, aos 43 da etapa inicial.
A Croácia, por sua vez, voltou para o segundo tempo sendo mais eficiente em sua proposta de dominar a posse de bola. Dessa forma, circulando bem com os passes e fazendo o Japão correr, os croatas conseguiram logo empatar a partida, com Perisic, aos 12 do 2º tempo.
Nos minutos finais, as duas equipes ficaram um pouco mais resguardadas visando não saírem de campo derrotadas no tempo normal. Assim, a partida se encaminhou para a primeira prorrogação do Mundial.
A prorrogação
No tempo extra, a tônica do jogo voltou a se repetir. O Japão buscava partir em contra-ataques rápidos enquanto a Croácia tentava manter a bola e chegar próximo ao gol de Gonda com troca de passes. Os croatas tiveram uma boa chance de decidir o jogo antes das penalidades com Livaja, que acabou batendo para fora.
Livajkovic garante vitória da Croácia nos pênaltis
Na marca penal, o goleiro da Croácia viveu uma noite de sonho no Catar. Com três cobranças defendidas, Livajkovic encaminhou a classificação às quartas de final.