Tricolor perdeu a decisão por 89 a 68
O Intercontinental de Basquete, mundial de clubes da categoria, o São Paulo foi à final, mas viu Tenerife comemorar o tricampeonato. O time espanhol, que tem o armador brasileiro Marcelinho Huertas como capitão, venceu a grande decisão por 89 a 68.
Tenerife x São Paulo
O grande decisão do Intercontinental de Basquete aconteceu em San Cristóbal de La Laguna, na Espanha, e teve domínio dos europeus. Os tricolores começaram bem, com bom aproveitamento nas bolas de três. Assim, o Tricolor conseguiu fechar o primeiro tempo do jogo à frente do placar: 43×35.
Mas os espanhóis cresceram nos dois quartos finais. Já no terceiro, o Tenerife virou o placar e disparou para abrir em 65×53. E, depois, no último quarto, o domínio ficou ainda mais evidente, em grande jogo de Marcelinho Huertas, para fechar o jogo em 89×68.
🏆 𝗨𝗻, 𝗱𝗼𝘀, 𝘁𝗿𝗲𝘀 – 𝗖𝗮𝗻𝗮𝗿𝗶𝗮𝘀! @CB1939Canarias win their third @FIBA #IntercontinentalCup, leading from start to finish in the Final against Sao Paulo! pic.twitter.com/ToVPdwphZ9
— FIBA Intercontinental Cup (@FIBAIC) February 12, 2023
O Intercontinental de Basquete
Com isso, o Tenerife fatura o título do Intercontinental de Basquete pela terceira vez em sua história. O time já havia sido campeão do torneio em 2017 e em 2020. Assim, eles igualam o italiano Varese e o estadunidense Akron Wingfoots, mas seguem atrás do pentacampeão Real Madrid.
O Brasil tem três títulos no torneio: um com o Sírio (1979) e dois com o Flamengo (2014 e 2022). Obras Sanitarias (ARG) e Guaros de Lara (VEN) também já conseguiram títulos representando a América do Sul. E o São Paulo iguala outros cinco brasileiros que pararam no vice do Intercontinental de Basquete: Franca (2x), Corinthians, Monte Líbano, Pinheiros e Bauru.
Quarto colocado da última edição da NBB, o Tricolor conseguiu a vaga com o título da Champions League Americas, em abril do ano passado. Na semifinal, o São Paulo venceu o Rio Grande Valley Vipers, campeão da G League, liga de desenvolvimento da NBA. Esses, por sua vez, venceram o US Monastir, da Tunísia, na decisão de terceiro lugar.