Noruguês fez 5 gols contra o RB Leipzig
Um novo recordista na história da Liga dos Campeões nesta terça-feira (14), quando o atacante norueguês Erling Haaland brilha na Champions com 5 gols pelo Manchester City, na goleada por 7 x 0 sobre o RB Leipzig. Com isso, o jogador iguala Lionel Messi e Luiz Adriano como maior artilheiro de um único jogo no torneio e atingiu outras marcas.
Haaland brilha na Champions
O jogador, que está na mira do PSG para 2023/24, deu mais um show com a camisa do Manchester City. Nas oitavas de final, Haaland brilha na Champions mais uma vez e chegou à artilharia do torneio continental da Europa. Até então, Haaland tinha marcado apenas 5 gols pelo Manchester City na Liga dos Campeões.
Assim, com o jogo desta terça, o norueguês duplica sua marca e ultrapassa 4 jogadores que estava à sua frente na artilharia: Mohameed Salah (8), do Liverpool; Kylian Mbappé (7), do PSG; Vinicius Júnior (6), do Real Madrid; e João Mário (6), do Benfica.
Contra o RB Leipzig, Erling Haaland brilha na Champions e também mostra o seu oportunismo. O 1º gol foi com uma cobrança de pênalti no cantinho, aos 22. Logo depois, aos 24, ele aproveitou rebote da trave e ampliou de cabeça. Nos acréscimos do 1º tempo, ele chegou ao hat-trick, aproveitando mais um rebote, dessa vez com a bola sobre a linha do gol.
Na etapa final, Haaland marcou mais 2. Aos 8, ele aproveitou mais um rebote, dessa vez chegando para concluir em bola rebatida pelo goleiro após cobrança de escanteio. E, aos 12, ele marcou o seu 4º gol de rebote no jogo, mais uma vez batendo de 1ª em bola rebatida pelo goleiro dos alemães.
Haaland breaks the club record for most goals scored in a single season.
It’s March.
— Manchester City (@ManCity) March 14, 2023
O que liga Haaland e Luiz Adriano?
Com os 5 gols marcados nesta terça, Erling Haaland brilha na Champions e deixa sua marca na história do torneio. Aos 22 anos, o norueguês se torna o maior artilheiro de uma única partida de Liga dos Campeões.
Com isso, ele iguala Lionel Messi, que atingiu a marca no 7 x 1 do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen em 2012; e o brasileiro Luiz Adriano, hoje no Internacional, que atingiu a marca no 7 x 0 do Shakhtar Donetsk sobre o Bate Borisov de 2014.
Mas essa foi apenas uma das muitas marcas atingidas pelo atacante. Haaland já era o jogador mais jovem a chegar aos 10 e aos 20 gols na Champions League. Agora, ele também se torna o mais jovem a chegar a marca de 30 gols.
São 33 gols em 25 jogos continentais – o que também é um recorde para o jogador que precisou de menos partidas para chegar às 3 dezenas de gols na Liga dos Campeões. O 2º jogador a chegar mais rápido aos 33 tentos foi o holandês Ruud van Nistelrooy, que fez isso em 38 partidas – 13 a mais que o norueguês.
O jogador já é o 22º maior artilheiro da história do torneio continental da Europa, a apenas 2 gols de Cavani, que fecha o top-20, e a 15 de Ibrahimovic, que encerra o top-10 de goleadores do campeonato.