Uefa investiga e pode punir a Veccia Signora
A Juventus é investigada pela Uefa em meio a uma acusação por fraude fiscal e pode ser excluída da Champions League. Isso acontece logo após uma vitória alvinegra na Justiça Italiana, quando a punição de 15 pontos no Campeonato Italiano foi retirada.
Juventus é investigada por fraude fiscal
A informação de que a Juventus é investigada pela Uefa foi antecipada pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport. Assim, a investigação acontece de forma independente da Justiça Italiana, que reverteu a punição ao clube, também por causa de fraudes ficais. A decisão veio na última quinta-feira (20), mas o julgamento ainda terá continuidade na Corte de Apelação italiana – com novo julgamento devendo acontecer até o próximo mês.
Com a recuperação desses 15 pontos, a Juventus saltou da 7ª para a 3ª colocação do Campeonato Italiano e se recolocou de vez na briga por uma vaga na Champions League. Mas é aí que entra a investigação da Uefa. A entidade máxima do futebol europeu tem diversas linhas possíveis para a punição, mas a Gazzetta indicou que o cenário mais provável é o afastamento das competições europeias.
Assim, caso o clube seja julgado culpado e a punição seja essa, a Juventus ficará fora de Champions League, Europa League e Conference League por pelo menos uma temporada. A Uefa já está de posse de documentos do Ministério Público de Turim e a decisão será tomada por sua comissão de Fair Play.
Ninguém conseguiu segurar o @borriellomarco1 nessa comemoração! 🏃🤣#GolDoDia
— JuventusFC (@juventusfcpt) April 25, 2023
Fraude fiscal
Assim, a Juventus é investigada sob acusação de fraudes ficais realizadas pelo clube de Turim em contratação de jogadores. Uma das negociações em questão, inclusive, é a de um acordo com Cristiano Ronaldo ainda em 2020, para o adiamento de 4 meses de salário do jogador.
Ao todo, as investigações tratam de contabilidade falsa, faturas inexistentes de transferências e manipulação de mercado. Essas acusações foram levantadas pelo Ministério Público de Turim e entregues à procuradoria da federação de futebol da Itália (FIGC) e, agora, à Uefa.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje