Treinador argentino foi apresentado e falou sobre a escolha de aceitar o projeto rubro-negro
Depois de chegar no último fim de semana e já assistir a vitória em cima do Coritiba, pela Série A, Sampaoli no Flamengo já é realidade. O treinador foi apresentado nesta segunda-feira (17) e falou sobre essa chegada ao clube.
Em outras oportunidades, a diretoria rubro-negra queria Sampaoli no Flamengo. Porém, por algumas questões acabou não acontecendo. Dessa vez, coincidiu tudo e ele aceitou o cargo. E mesmo tendo propostas de fora, o argentino disse: “decidi ficar aqui”.
“Passaram muitas oportunidades para vir aqui. Hoje, para mim, era o plano A. Mais do que qualquer proposta da Europa, decidi ficar aqui. Coincidiram as possibilidades e sou agradecido pela oportunidade”, afirmou.
Sampaoli no Flamengo: Como o time vai jogar?
Uma das grandes críticas neste início de temporada do Mengão se dava pelo modo que a equipe jogava. O esquema tático que deu certo na temporada passada, com o técnico Dorival Júnior, foi desfeito por Vitor Pereira e as novas ideias não deram resultado.
Um dos trunfos do esquema utilizado em 2022 foi o bom aproveitamento de Gabigol e Pedro como dupla de ataque, já que anteriormente eles dificilmente jogavam juntos. Assim, essa questão foi levantada para Sampaoli no Flamengo.
O técnico argentino explicou como gosta de de atuar e que tem a ideia de adaptar os jogadores a esse estilo, mas que também se adaptará dentro das características que o plantel do Flamengo possui.
“Nos últimos tempos, nós jogamos de maneira posicional, com uma estrutura bem definida. O que vai acontecer é que, progressivamente, tenhamos a possibilidade de educar a um plantel de jogar dessa forma. E nessa progressão, estará a minha capacidade de convencimento o mais rápido possível”, falou.
“Sempre digo: ‘de nada me adianta ser autoritário sem pensar que, no futebol, o mais importante são os atletas e não o treinador’. Para mim, é assim. Os jogadores as vezes ganham e as vezes perdem partidas. Mas eu preciso dar uma formação que lhe permitam desfrutar desse jogo”, acrescentou.
O treinador reencontra Gerson, que foi seu atleta no Olympique de Marselha, contratado a pedido do próprio treinador, além do chileno Arturo Vidal, seu comandado na Seleção do Chile por vários anos.
Nosso novo comandante foi apresentado nesta segunda (17), no Ninho do Urubu! Vamos com tudo Sampaoli! 🇦🇷🔴⚫ #VamosFlamengo
📸: Gilvan de Souza /CRF pic.twitter.com/Qox76nAajf
— Flamengo (@Flamengo) April 17, 2023
Dar alegria ao torcedor é a ideia de Sampaoli no Flamengo
Uma das metas que Sampaoli tem no Flamengo também é a de recuperar a confiança da torcida em relação ao time. Para isso, ele prometeu trabalhar bastante para que essa sintonia esteja cada vez maior entre campo e arquibancada.
“A torcida do Flamengo desfruta muito cada vitória do time. A minha obrigação é a felicidade da torcida. Vou tentar entregar toda a minha capacidade e experiência para que isso aconteça a cada partida, isso não quer dizer que aconteça sempre”, contou.
“Hoje precisamos muito desse time para voltar a ter a capacidade competitiva de poder dar a toda a torcida muito mais alegrias”, concluiu Sampaoli.
Assista a coletiva de apresentação de Sampaoli no Flamengo
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.