Saiba mais sobre os gols do Flamengo na Libertadores em toda a sua história
Gols do Flamengo na Libertadores: a história do clube rubro-negro é rica no torneio e recheada de redes balançadas. O Mengão está disputando este ano a Libertadores pela 19ª vez.
Campeão 3 vezes (1981, 2019 e 2022), o Rubro-negro é também o terceiro clube brasileiro com mais gols marcados na história da competição. O time carioca balançou a rede 315 vezes na competição continental.
Na frente do Flamengo estão apenas Palmeiras e Grêmio. O time paulista é o líder absoluto dessa lista, já que tem mais de 400 gols. Mas a equipe gaúcha, que tem 318, pode perder o segundo lugar, já que não está participando da competição este ano.
Só uma vez o Flamengo sofreu mais gols do que marcou
O histórico de gols do Flamengo na Libertadores revela uma quantidade bem maior marcados do que sofridos. Enquanto balançou a rede 315 vezes, o time teve sua defesa vazada 181 vezes. Ou seja, o saldo é alto: 134.
A única vez que o time sofreu mais gols do que marcou em uma edição da Libertadores foi em 2002. Naquele ano, o time fez 6 gols, mas sofreu 12. Em 2014, o número de gols marcados e sofridos foi o mesmo: 10.
Nas duas últimas edições da Libertadores, em 2021 e 2022, o Flamengo marcou 33 gols em cada ano. É o recorde do clube na competição.
Por outro lado, o ano em que sofreu mais gols foi em 2010, quando o time foi vazado 10 vezes. Este ano, após duas rodadas, o Flamengo marcou 3 gols e sofreu 2.
Quase dois gols por jogo
Não é só o número de gols do Flamengo na Libertadores que é alto. A média por jogos também é alta. Os 315 gols até o momento foram marcados em 166 partidas. Ou seja, 1,9 gol por confronto.
Mais uma vez, as edições de 2021 e de 2022 chamam atenção. Com 33 gols marcados em 13 partidas, a média nesses dois anos foi acima do histórico: 2,5 gols por jogo.
Nada de Zico! Maior artilheiro do Fla na Libertadores é Gabigol
Maior ídolo da história do Flamengo, Zico é o 3º maior goleador do time na Libertadores, com 16 gols marcados na competição. Acima dele estão dois jogadores do atual elenco: Gabigol e Pedro.
Gabigol lidera esse ranking com certa folga. O jogador tem 28 gols pelo Flamengo em jogos da Libertadores. Pedro balançou a rede 18 vezes.
E empatado com Zico, também com 16 gols, aparece Bruno Henrique. Todos na lista de gols do Flamengo na Libertadores
🔥 2⃣ vezes Pedro!
🔴⚫️ @Flamengo
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/rQfwMtRBLC
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 26, 2023
Os quatro gols que entraram para a história do Flamengo na Libertadores
Gols do Flamengo na Libertadores: Zico e Gabigol não são apenas dois dos maiores artilheiros da história do clube na competição.
Os dois jogadores também marcaram os quatro gols mais comemorados pela torcida rubro-negra na competição continental.
Zico foi o grande nome do título do primeiro título do Flamengo na Libertadores. Justamente na primeira participação do clube na competição, em 1981.
O maior jogador da história do clube marcou os 2 gols da vitória por 2 x 0 sobre o Cobreloa, do Chile.
Já Gabigol foi o herói da conquista de 2019, a segunda do Flamengo, que interrompeu um hiato de 38 anos sem taça da Libertadores. O atacante marcou os dois gols da vitória por 2 x 1 sobre o River Plate.
Mas não foi uma vitória qualquer. Em primeiro lugar, porque o Flamengo começou perdendo. E a virada, que começou apenas aos 44 minutos do segundo tempo, só aconteceu de fato aos 50 minutos do segundo tempo.
Fechando o top 5 dos dos mais importantes gols do Flamengo na Libertadores, aparece outro de Gabigol. Foi ele também quem fez o gol do título de 2022, na vitória por 1 x 0 contra o Athletico Paranaense.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.