Flamengo

Com gol em empate do Flamengo, Gabigol se isola como maior artilheiro brasileiro na história da Libertadores

Atacante chegou a 30 gols no torneio continental Temos um novo maior artilheiro brasileiro na Libertadores. Nesta quinta-feira (4), o centroavante Gabriel […]

Artilheiro brasileiro na Libertadores: Gabigol, do Flamengo, comemora gol marcado pelo Flamengo com sua comemoração registrada, levantanto os braços e os fechando, mostrando os bíceps

Divulgação/Conmebol

Atacante chegou a 30 gols no torneio continental

Temos um novo maior artilheiro brasileiro na Libertadores. Nesta quinta-feira (4), o centroavante Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcou o gol do Flamengo no empate com o Racing e chegou à sua 30ª bola na rede na história do torneio continental. Isso é o suficiente para colocá-lo como 5º maior goleador da história do torneio, liderando entre os brasileiros.

O artilheiro brasileiro na Libertadores

O 30º gol do atacante veio no empate flamenguista contra o Racing, em Avellaneda, Argentina. O jogador marcou aos 48 do 1º tempo, quando Pulgar enganou a marcação e rolou para Gabigol chegar batendo de primeira na entrada da área. Depois, os hermanos ainda buscariam a igualdade no placar.

Esse foi o 1º gol do centroavante nesta edição do torneio. O maior artilheiro brasileiro na Liberta disputa a competição pela 6ª vez em sua carreira, somando 51 jogos, 32 vitórias, 11 empates, 8 derrotas, 30 gols marcados e 2 títulos. Sua estreia continental foi pelo Santos, que defendeu na edição 2018, com 1 gol em 6 jogos. Todos os demais foram pelo Flamengo.

Os bons números, inclusive, ajudaram bastante o time da Gávea, sendo peça importante para as conquistas do time rubro-negro em 2019 e 2022. No seu 1º título continental, foram 9 gols de atacante, que marcou 6 na temporada passada. Mas o seu melhor ano foi 2021, quando o Flamengo foi vice e ele foi artilheiro, com 11 bolas na rede.

Para se tornar o maior artilheiro brasileiro na Libertadores, o atacante ultrapassou Luizão (29), em uma lista que segue com Palhinha e Fred (25), Célio e Jairzinho (21), Ricardo Oliveira, Guilherme e Bruno Henrique (19).

Ele também é o 5º maior artilheiro da história do torneio, atrás de Alberto Spencer (Equador – 54), Pedro Rocha, Fernando Morena (Uruguai – 37) e Daniel Ónega (Argentina – 31). Empatados com Gabi, estão Lucas Pratto (Argentina) e Júlio Morales (Uruguai).

Os gols de Gabi

Apesar de quebrar o recorde nacional e se tornar o maior artilheiro brasileiro na Libertadores, Gabriel Barbosa não vive o melhor momento da sua carreira no Flamengo. Nesta temporada, foram 12 gols em 24 jogos, número que não é ruim, mas com quase todos esses tentos concentrados nos primeiros jogos do ano.

Nos últimos 16 jogos do Rubro-Negro, o atacante marcou apenas 3 gols, sendo 2 em cobranças de pênalti: na vitória sobre o Coritiba na estreia do Brasileirão e na sonora goleada por 8 x 2 sobre o Maringá na 3ª fase da Copa do Brasil. Assim, o jogo desta quinta encerrou um jejum de 15 jogos sem gols com bola rolando para o camisa 10.

Artilheiro Brasileiro na Libertadores: Com punho em riste, atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, comemora gol contra o Fluminense em 2022
Com 30 gols, Gabigol é o maior artilheiro brasileiro na Libertadores – Paula Reis/Flamengo

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Flamengo

1

Flamengo

Vôlei: Último jogo do ano pode mexer na liderança da Superliga Feminina

2

Flamengo

Flamengo se despede de Rodrigo Caio e Filipe Luís, que deixarão o clube

3

Flamengo

Palmeiras apresenta proposta oficial por Bruno Henrique, em fim de contrato com o Flamengo

4

Flamengo

Justiça condena homem que esfaqueou Pablo Marí a 19 anos de prisão na Itália

5

Flamengo

Final da Copa do Brasil quebra recorde de maior renda do futebol brasileiro