
Rafael Ianoski/Coritiba
Coxa vinha de 6 jogos sem vitória e terá novo comando contra Fortaleza e Sport
Chegou ao fim o comando português no Coxa. Nesta terça (18), o Coritiba demite António Oliveira. A queda do treinador acontece 2 dias depois da derrota por 3 x 0 para o Flamengo na estreia do Brasileirão. Assim, ele é o 1º treinador demitido após o início da Série A.
Coritiba demite António Oliveira
O anúncio de que o Coritiba demite António Oliveira veio a público na manhã desta terça-feira A passagem do treinador no Couto Pereira durou apenas 15 jogos, com 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Assim, o aproveitamento foi de 58% dos pontos disputados.
Mas a última vitória do Coxa já foi há 6 partidas. No recorte mais recente, o time verde perdeu para Operário Ferroviário na 1ª fase do Paranaense e fez apenas 1 pontos nas quartas de final do Estadual, contra o Cascavel. Depois, na Copa do Brasil, 2 empates, contra Criciúma e Sport.
O jogo de despedida foi a estreia do clube no Brasileirão, com derrota por 3 x 0 para o Flamengo – que também vinha com sequência de 3 derrotas. Assim, agora que o Coritiba demite António Oliveira, o Coxa terá novo comando para o restante do campeonato.
O novo ciclo começa neste domingo (23), recebendo o Fortaleza às 18h30. Depois, uma decisão contra outro clube nordestino. Às 19h da quarta-feira (26), o Coritiba visita o Sport para definir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Por ora, o time estará sob comando do auxiliar Leomir de Souza.
António Oliveira deixa o comando do Coritiba
O Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club informa que António Oliveira não é mais o treinador do clube. Assume interinamente a função o auxiliar técnico Leomir de Souza, até a contratação de um novo profissional. pic.twitter.com/Rw8Brk3ClV— Coritiba (@Coritiba) April 18, 2023
A carreira de António Oliveira
O português de 40 anos teve uma carreira curta dentro de campo. Cria do Benfica, ele passou por clubes como Braga B, Santa Clara e Casa Pia. Mas ele pendurou as chuteiras ainda aos 28 anos e logo começou a trabalhar como auxiliar técnico.
Nessa função, António passou por Tractor Club (Irã), Oeiras (Portugal), Rudar (Eslovênia), Kazma (Kuwait), Santos e Athletico Paranaense. Neste último, teve sua 1ª oportunidade como treinador principal, assumindo em 2021.
Com destaque após a passagem no Furacão, ele voltou à Europa, no comando do Benfica B, mas logo retornou ao Brasileirão. Em 28 jogos, ele ajudou o Cuiabá a permanecer mais um ano na elite. Mas eles não chegaram a um acordo para a permanência e ele acertou com o Coritiba no início da temporada.

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje