Português estava no Cuiabá e substitui Guto Ferreira
Depois da saída de Guto Ferreira, que foi para o Goiás, o Coritiba contrata António Oliveira como seu novo treinador para a temporada 2023. O português, que tem passagens por Athletico-PR e Cuiabá, será o 7º treinador lusitano entre os 20 times do Brasileirão.
Coritiba contrata António Oliveira
O anúncio de António Oliveira como novo treinador do Coritiba aconteceu nesta terça-feira. O técnico chega ao clube para substituir Guto Ferreira, que comandou o Coxa na reta final do Brasileirão e conseguiu evitar o rebaixamento do clube com antecedência, mas acabou deixando o time de forma surpreendente na semana passada.
Assim, Guto seguiu para o Goiás, enquanto António, que tinha deixado o Cuiabá há pouco, sem acordo para a renovação do seu contrato. Inclusive, o seu posto no Dourado também foi ocupado por um português: Ivo Vieira, que teve seu último trabalho no Gil Vicente e terá sua 1ª experiência em solo latino.
Os gajos portugueses
Além de António Oliveira e Ivo Vieira, o Brasileirão tem mais cinco comandantes portugueses para este início de temporada. A lista já começa com o atual campeão brasileiro, Abel Ferreira, do Palmeiras. Além dele, o Flamengo é outro gigante sob comando europeu, com Vitor Pereira, que trocou o Corinthians pelo Fla.
Mas a lista vai além. Isso porque Luís Castro seguirá para mais uma temporada à frente do Botafogo, enquanto o Red Bull Bragantino e o Bahia acertaram com novos treinadores do país: Pedro Caixinha e Renato Paiva. O 2º, inclusive, será o 1º comandante do Tricolor Nordestino após o acerto da venda da sua SAF ao Grupo City.
Seja bem-vindo, António Oliveira! ✍🇳🇬
António é o primeiro treinador europeu da história do Coritiba e o 12º estrangeiro a ocupar o comando técnico.
Muito sucesso nessa jornada!
➡ https://t.co/4mFubd8NHm pic.twitter.com/aqZaDlH1i3
— Coritiba (@Coritiba) December 13, 2022