João Mendes vai integrar base do time catalão
O Barcelona anunciou a contratação do atacante João Mendes, filho de Ronaldinho Gaúcho, que chega para o time jovem dos culés. Assim, ele chega ao clube no qual o pai fez história entre 2003 e 2008.
João Mendes no Barcelona
O anúncio da chegada do jovem de 18 anos para a base do time catalão veio na manhã desta quinta-feira (2). O jogador assinou contrato na presença do do gerente Joan Soler Ferre e do diretor de formação José Ramon Alexanco.
Assim, João Mendes integrará as categorias de base do time espanhol, entrando para o time juvenil (sub-19). Hoje, o time lidera o grupo 3 da Divisão de Honra, principal torneio do futebol espanhol na categoria. São 51 pontos em 22 jogos para o time treinado pelo espanhol Óscar López.
João Mendes tem dupla nacionalidade espanhola, então não será propriamente um estrangeiro no elenco, algo que também acontece com o zagueiro equatoriano Diego Almeida e com o ponta dominicano Derek Cuevas. O único jogador sem nacionalidade espanhola no time é o zagueiro búlgaro Martin Georgiev.
✍🏼 El jugador 𝗝𝗼𝗮̃𝗼 𝗠𝗲𝗻𝗱𝗲𝘀 ha signat, en presència del directiu @SolerFerre i del director del Futbol Formatiu José Ramon Alexanco, la seva incorporació al FC Barcelona en l’etapa juvenil#FCBMasia 💙❤️ pic.twitter.com/IyVWbFddHU
— FC Barcelona – Masia (@FCBmasia) March 2, 2023
O filho de Ronaldinho Gaúcho
O atacante de 18 anos tem pouca experiência no futebol e ainda encara a responsabilidade de ser tratado como filho de Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores ídolos da história do Barcelona. Seu pai passou cinco temporadas na Catalunha e somou 207 jogos, 94 gols e cinco títulos.
João Mendes, por sua vez, surgiu na base do Cruzeiro. Ele estava na Raposa desde o sub-13 e, mais recentemente, vinha atuando pelo time sub-17. O filho de Ronaldinho já realizava testes nos blaugranas desde janeiro, recebendo sinalização positiva para o acerto ainda no mês passado, como foi revelado pelo próprio pai.
À época, Ronaldinho Gaúcho falou em entrevista à TV RAC 1. “Nunca estou fora do clube, pois o Barcelona faz parte da vida. Onde quer que eu vá, levo o Barcelona comigo. Com a chegada do meu filho ao Barça, eu estarei mais presente. Ele está vindo agora e, com sua chegada, estarei mais presente do que nunca”.