Luso-brasileiro assina contrato com o Barça até 2026
O Barcelona anunciou um novo reforço para a sua diretoria esportiva. Os culés anunciaram a contratação de Deco, que retorna ao clube para assumir o posto de diretor de futebol. O ex-meia luso-brasileiro assinou contrato até 2026, substituindo Mateu Alemany, que deixará o Barça em setembro.
🤝 Deco, novo Diretor Esportivo do FC Barcelona.
✍️ O ex-jogador do Barça (2004 a 2008) assinou um contrato para as próximas três temporadas. pic.twitter.com/skVHAe68eC
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) August 16, 2023
Deco de volta ao Barcelona
Esta será a 2ª passagem de Deco no Barcelona desde a aposentadoria, em 2013. O ex-jogador fez parte da equipe técnica em 2021/22, como olheiro. Agora, ele retorna em novo cargo, no comando da gestão do futebol culé. Até a saída de Alemany, os dois profissionais trabalharão lado a lado, com Deco ficando sozinho na missão a partir de 2 de setembro, ao fim da janela de transferências europeia.
A saída de Mateu Alemany do cargo foi anunciada ainda em junho, mas já se previa uma mudança na diretoria dos catalães desde maio. O espanhol, que também é ex-presidente do Mallorca e ex-diretor do Valencia, já teria um acordo com o Aston Villa, segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano.
A carreira de Deco
Paulista de São Bernardo do Campo, Deco jogou por Nacional-SP, Corinthians e CSA, antes de ser contratado pelo Benfica, em 1997. Antes de recebeu chances no time, ele foi emprestado a Alverca e Salgueiros, antes de brilhar com a camisa do time lisboeta.
De lá, ele foi negociado com o Barcelona, jogando entre 2005 e 2008. Foram 161 jogos e 21 gols pelo clube catalão. Depois, ele ainda teve uma passagem marcante pelo Chelsea, antes de encerrar a carreira com a camisa do Fluminense, clube que defendeu de 2010 a 2013.
Deco também somou 75 jogos e cinco gols pela Seleção Portuguesa. Ele ganhou 21 títulos na carreira, incluindo duas Ligas dos Campeões, uma Liga Europa e oito ligas nacionais entre Portugal, Espanha, Inglaterra e Brasil. Ele também jogou em duas Copas do Mundo e em duas Eurocopas.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje