Um pouco de alívio após o início de temporada conturbada. É o que significou a vitória do Bahia sobre o Doce Mel em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Baiano. Após pressionar o clube de Cruz das Almas por toda partida, o Esquadrão chegou ao gol com Luiz Henrique, que havia sido recém-acionado do banco de reservas para vencer pelo placar mínimo.
Com o resultado, o Bahia subiu para a terceira posição na tabela do Estadual, com cinco pontos ganhos. O Tricolor fica atrás de Atlético de Alagoinhas, ambos líderes com 100% de aproveitamento. O próximo compromisso do Esquadrão pelo Baiano é no dia 3 de fevereiro, quando enfrenta o Vitória, no Barradão, às 19h15.
Antes disso, enfrentam o Campinense, no jogo de estreia pela Copa do Nordeste, no sábado, às 16h, no Amigão, em Campina Grande.
O jogo
Pressionado para vencer a primeira partida pelo Campeonato Baiano em 2022, o Bahia partiu para cima do Doce Mel. Jogando em casa e com parte dos virtuais titulares para a temporada sendo acionados, o time comandado pelo técnico Guto Ferreira criou várias chances de abrir o placar, porém faltou capricho nas finalizações para que o Esquadrão terminasse a primeira etapa à frente.
O Doce Mel, por sua vez, pouco conseguiu incomodar ao longo do primeiro tempo. Sendo pressionado no seu campo de defesa em boa parte da etapa inicial, quando conseguia partir com a bola dominada, a equipe de Cruz da Almas acabava pecando no penúltimo passe para chegar às finalizações.
A grande arma ofensiva do Bahia no primeiro tempo foram as descidas dos laterais, principalmente pela direita com Jonathan. Em sua estreia com a camisa do Esquadrão, o ala deixou uma boa impressão nos primeiros 45 minutos, com vários cruzamentos que geraram oportunidades de gol, mas foram desperdiçados por seus companheiros.
Segunda etapa
Insatisfeito com o desempenho da equipe, o técnico Beto Oliveira acionou os atacantes Matheuzinho e Chorinho para aumentar o poderio ofensivo da equipe. A medida deu resultado, mas apesar disso, o Bahia seguiu controlando o jogo nos primeiros minutos e tendo as principais chances.
A partir dos 15 minutos, o jogo caiu um pouco em ritmo. Destaque do Bahia na partida até então, o lateral Jonathan acabou substituído por Douglas Borel e o ímpeto do Esquadrão diminuiu. Vendo a queda de ritmo da equipe, o técnico Guto Ferreira acionou Luiz Henrique e Marcelo Cirino para incendiar novamente o jogo. E foi a partir do desempenho da dupla que o Tricolor começou a criar boas chances até chegar ao gol
Aos 36, Douglas Borel foi lançado pela direita. O lateral deu um chapéu no primeiro marcador, passou por outros dois e fez um belo cruzamento para Luiz Henrique bater de primeira e estufar as redes do goleiro Caio Santana.
Nos minutos finais, o Doce Mel tentou se lançar mais ao ataque, porém a postura mais ofensiva abriu espaço para os contragolpes do Bahia. Assim, à frente do placar, o Esquadrão apenas administrou o jogo até conquistar sua primeira vitória.
Ficha do jogo
Bahia 1
Danilo Fernandes; Jonathan (Douglas Borel), Gustavo Henrique, Luiz Otávio e Djalma Silva; Rezende, Patrick de Lucca, Daniel (Marcelo Cirino) e Marco Antônio (Luiz Henrique); Raí Nascimento e Marcelo Ryan (Ronaldo César). Técnico: Guto Ferreira.
Doce Mel 0
Caio Santana; Nino, Renan Costa, Fernandes e Ruan Quadros (Marcelo Cardoso); Freire, Gabriel Jordan (Carlos Magno), Elionay e Dimitri (Mathezinho); Cesinha e Vinícius (Chorinho). Técnico: Beto Oliveira.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Daniella Coutinho Pinto
Gols: Luiz Henrique aos 36/2ºT (Bahia)
Cartões amarelos: Marcelo Ryan (Bahia);