O paraguaio Óscar Ruiz foi um dos maiores investimentos do Bahia em 2021. Porém, dentro de campo, pouco produziu e não correspondeu às expectativas criadas. Perguntado sobre o aproveitamento do jogador em 2022, o técnico Guto Ferreira foi duro. O comandante explicou que Ruiz não vem apresentando desempenho no Tricolor de Aço, mas prometeu que dará oportunidades ao atleta.
“Acho que a questão de desempenho. Não consegui ver o Óscar Ruiz tendo desempenho no Bahia. Não sou eu. Isso aí é a opinião do torcedor, da maioria das pessoas. E, hoje, você tem que ter jogadores que tenham adequação salarial e possam dar resposta. Ele vai ter algumas oportunidades. Se ele conseguir, dentro dessas oportunidades, mostrar o que a gente precisa, com certeza, vai ter mais oportunidades. Se não conseguir, não tem o que fazer. Temos que buscar quem solucione os problemas do Bahia e não quem seja problema para o Bahia”, disse o técnico.
O paraguaio disputou 33 partidas pelo Tricolor de Aço e só marcou um gol. Desde a chegada de Guto Ferreira, em outubro, Óscar Ruiz foi colocado para treinar com o time Sub-23 do Esquadrão. Ele tem despertado interesse do Sport e do Banfield-ARG, que tentam a contratação do jogador. O contrato de Ruiz com o Bahia vai até o fim de 2023.