Outros esportes

Prêmio Paralímpicos 2022: Carol Santiago e Wilians Araújo são os vencedores

Prêmio Paralímpicos 2022 teve a 2ª parte da cerimônia realizada nesta quinta Em cerimônia realizada em São Paulo, nesta quinta-feira […]

Prêmio Paralímpicos 2022: Carol Santiago e Wilians Araújo são os vencedores

Foto: Allessandra Cabral/CPB

Prêmio Paralímpicos 2022 teve a 2ª parte da cerimônia realizada nesta quinta

Em cerimônia realizada em São Paulo, nesta quinta-feira (9), a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos 2022 elegeu seus melhores atletas do último ano.

Entre as mulheres, a nadadora pernambucana Carol Santiago. Entre os homens, o judoca paraibano Wilians Araújo. A lançadora de dardo baiana Raissa Machado foi eleita a “Atleta da Galera”.

A cerimônia teve a apresentação de Everaldo Marques e Karina Alves, apresentadores do Grupo Globo, e contou também com a presença de Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, e Ana Moser, ministra do Esporte.

Vencedores do Prêmio Paralímpicos 2022 se emocionam

A nadadora Carol Santiago teve um 2022 de sucesso, com pódios em todas as provas que disputou na sua classe, a S12 (para deficientes visuais). Foram 4 ouros e 1 prata em provas individuais e 2 ouros em provas coletivas. Além disso, ela foi a 3ª melhor atleta de todo o Mundial de Natação Paralímpica, disputado em 2022, em Portugal.

“É muita emoção. Primeiro, eu quero agradecer a Deus por toda a minha história. O troféu premiou um programa (de provas) tão difícil no ano passado. Essa premiação é do nosso programa. Queria agradecer também ao presidente Mizael Conrado. O resultado que tivemos dependeu muito dele”, disse a nadadora.

Enquanto isso, o vencedor do Prêmio Paralímpicos 2022 entre os homens, o judoca Wilians Araújo foi campeão mundial de judô na categoria acima de 90 quilos, na classe J1 (para cegos totais), no Azerbaijão. Wilians também terminou o ano invicto, com 24 vitórias, sendo 23 por ippon, além de conquistar todas as etapas do Grand Prix que disputou.

“Quero agradecer ao CPB, à CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), à minha família, ao meu técnico e meus patrocinadores. Rumo a Paris 2024, com a chegada da minha filha, que, a essa hora, na semana que vem, já estará nos meus braços”, falou o judoca.

Já Raissa Machado, eleita “Atleta da Galera” do Prêmio Paralímpicos 2022, é a atual vice-campeã do Grand Prix de Marrakech, no Marrocos, e é a recordista mundial de lançamento de dardo na classe F56.

“Eu queria muito vencer esse prêmio. Tinha 10 mil votos em mente, porque eu queria bater recoredes. Meu técnico João Paulo (Cunha) me ensinou a bater recordes”, emendou Raissa.

Confira a lista com os demais ganhadores dos prêmios desta quinta-feira aqui, no site do Comitê Paralímpico Brasileiro.

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer