24 atletas receberam a premiação nesta quarta-feira
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) iniciou nesta quarta-feira a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, que celebra os melhores momentos e atletas do paradesporto brasileiro ao longo de 2022. Para festejar a temporada, vitoriosa para o esporte brasileiro, 24 paratletas foram premiados como os melhores de suas modalidades.
O Prêmio Paralímpicos 2022
O evento acontece em duas partes e continua nesta quinta-feira, mas a festa começou às 19h desta quarta, na capital paulistana. O evento foi apresentado pela jornalista Mari Palma, ao lado do triatleta Ruiter Silva. As premiações, distribuídas por ordem alfabética de acordo com a modalidade, foram definidas por comissão interna do CPB.
Assim, o evento desta semana encerra uma temporada muito vitoriosa no paradesporto brasileiro. Ao todo, foram 95 medalhas em Mundiais no ano passado, com 26 ouros, 20 pratas e 49 bronzes. Algumas dessas medalhas foram da nadadora pernambucana Carol Santiago, que faturou, entre provas individuais e coletivas, seis ouros e uma prata no Mundial de 2022, em Portugal. Ela comemorou o prêmio recebido nesta quarta-feira.
“O que me motiva é acreditar no desafio de estar novamente em uma edição de Jogos Paralímpicos, viver aquilo tudo de novo. Desta vez, com o público torcendo. Chego a me emocionar com esse troféu. Tudo pelo que ele representa. Agradeço ao presidente Mizael Conrado por proporcionar a gente chegar bem preparada ao Mundial de natação do ano passado e ter o resultado que a gente teve”, comemorou Maria Carolina.
Ver essa foto no Instagram
E a festa continua
No segundo dia do evento, serão entregues mais 11 troféus nas categorias Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.
Apenas o prêmio de “Atleta da Galera” será definido por votação popular, aberta até a noite do dia 9 de fevereiro neste link. Os concorrentes são Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Raíssa Machado (atletismo), Samuel de Oliveira (natação) e Vinícius Rodrigues (atletismo).
Veja a lista de vencedores do Prêmio Paralímpicos
- Atletismo: Petrúcio Ferreira
- Badminton: Vitor Tavares
- Basquete em cadeira de rodas: Leandro de Miranda
- Bocha: Andreza Vitória
- Canoagem: Igor Tofalini
- Ciclismo: Lauro Chaman
- Esgrima em cadeira de rodas: Jovane Guissone
- Esportes de inverno: Cristian Ribera
- Futebol de Cegos: Maicon Mendes
- Futebol de PC (paralisados cerebrais): Moacir Fernando
- Goalball: Leomon Moreno
- Halterofilismo: Mariana D’Andrea
- Hipismo: Rodolpho Riskalla
- Judô: Willians de Araújo
- Natação: Carol Santiago
- Remo: Diana Barcelos e Junior Silva
- Rúgbi em cadeira de rodas: Gabriel Feitosa
- Taekwondo: Silvana Fernandes
- Tênis de mesa: Bruna Alexandre
- Tênis em cadeira de rodas: Ymanitu Silva
- Tiro com arco: Jane Karla
- Tiro esportivo: Alexandre Galgani
- Triatlo: Jéssica Messali
- Vôlei sentado: Janaína Petit