Outros esportes

Pan-Americano: Laura Pigossi vence argentina e é ouro, Thiago Monteiro fica com o bronze

Brasil ganhou cinco medalhas no tênis em Santiago, duas com Laura Pigossi O Brasil fechou a grande campanha no tênis […]

Tenista Laura Pigossi em jogo do Pan-Americano 2023

Wander Roberto/COB

Brasil ganhou cinco medalhas no tênis em Santiago, duas com Laura Pigossi

O Brasil fechou a grande campanha no tênis dos Jogos Pan-Americanos com chave de ouro, por bem dizer. Na última das quatro finais brasileiras no saibro de Santiago, Laura Pigossi fez sets seguidos sobre a argentina Lourdes Carle e garantiu o seu 2º ouro neste Pan. O domingo (29) também teve pódio para Thiago Monteiro que superou o compatriota Gustavo Heide na decisão do 3º lugar da chave masculina.

Com isso, Laura Pigossi conquista o seu 2º ouro pan-americano em Santiago 2023. Ela é a 1ª tenista a medalhar em simples e em duplas no mesmo Pan desde São Paulo 1963, quando Maria Esther Bueno, maior nome da história do tênis brasileiro, saiu com três medalhas nessas disputas: um ouro e duas pratas.

Tenista Laura Pigossi em jogo do Pan-Americano 2023
Wander Roberto/COB

O bronze de Thiago Monteiro e o ouro de Laura Pigossi

Já no fim da tarde, Laura Pigossi, campeã nas duplas femininas ao lado de Luisa Stefani, entrou em quadra para buscar o seu 2º ouro no Chile. O confronto com a argentina Lourdes Carle foi o 6º embate entre os países na disputa do tênis – e a 4ª vitória brasileira.

No 1º set, Laura saiu atrás em 30-0 no seu serviço, mas trabalhou bem no lobby e fechou o game. Na sequência, a argentina sofreu um corte no dedo e precisou de atendimento médico, mas já voltou tendo o saque quebrado pela brasileira, que não teve maiores dificuldades para ampliar o set para 3-0. Aproveitando bem o 1º serviço e roubando muitos pontos no saque adversário, Laura perdeu a chance de quebrar para 5-1, mas conseguiu fechar o set quebrando para 6-2.

O ouro estava por um set e Laura Pigossi começou confirmando um game e pressionando o saque da argentina, que também confirmou. Mas o 2º game de serviço da Lourdes Carle, teve quebra, com Pigossi trabalhando bem os pontos para abrir 3-1 e, depois, 4-1. Laura desperdiçou algumas vantagens, mas confirmou o 5-2 e, na sequência, abriu 40-0, com três match points para o 6-2, mas cedeu a virada no game. Sem maiores problemas, no seu saque, a brasileira fechou em 6-3 e garantiu o ouro.

Antes, na disputa do bronze, o confronto brasileiro entre o paulista Gustavo Heide e o cearense Thiago Monteiro começou com amplo domínio de Heide. Monteiro até venceu o 1º game, mas o paulista fechou o 1º set em 6-1. No 2º, o enredo foi inverso, com virada do cearense, que venceu por 6-3 com uma quebra. Assim, a decisão foi para um equilibrado 3º set que foi para o tie-break. Melhor para o cearense, que fechou o desempate em 7-5, ganhou o último set por 7-6 e levar o bronze.

Thiago Monteiro em jogo de tênis no Pan-Americano Santiago 2023
Monteiro venceu Heide na decisão de um bronze que seria do Brasil independentemente do vencedor – Dante Fernandez/Santiago 2023 vía Photosport

O tênis nos Jogos Pan-Americanos

Assim, o Brasil saiu do Pan-Americano com cinco das sete medalhas possíveis. Esse é o maior número de pódios brasileiro desde a campanha de Havana 1991, quando os tenistas brasileiros garantiram seis medalhas. Naquele tempo, porém, o tênis do Pan tinha mais medalhas distribuídas, com as disputas por equipes.

O tênis brasileiro tem um grande retrospecto nos Jogos Pan-Americanos. Nomes importantes como Maria Esther Bueno, Thomas Koch, Fernando Meligeni e Teliana Pereira garantiram medalhas para o Brasil, que agora soma 17 ouros, nove pratas e 15 bronzes, somando 42 pódios.

Tenistas Laura Pigossi e Luísa Stefani com medalha de ouro no Pan-Americano Santiago 2023
Medalhistas olímpicas, Laura Pigossi e Luisa Stefani foram campeãs nas duplas – Gaspar Nóbrega/COB

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’