Outros esportes

Tênis: Brasileiro João Fonseca é campeão mundial júnior da ITF

Brasileiro vai para o tênis universitário em 2024 Principal promessa do tênis masculino brasileiro na atualidade, o jovem João Fonseca, de […]

Tenista brasileiro João Fonseca em competição em 2023

Sergio Llamera/ITF

Brasileiro vai para o tênis universitário em 2024

Principal promessa do tênis masculino brasileiro na atualidade, o jovem João Fonseca, de 17 anos, tem mais uma conquista importante para a sua carreira. Nesta terça-feira (12), a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou o carioca como campeão mundial júnior na temporada 2023, sendo o 1º brasileiro com essa marca.

O título

A conquista do título mundial é o reconhecimento dado ao melhor tenista da temporada nos torneios jovens da federação. Neste ano, João Fonseca conseguiu a maior conquista de sua carreira, se sagrando campeão do torneio juvenil do US Open, título ganho em setembro. Ele também chegou às quartas de final dos outros três Grand Slams da temporada.

Ainda assim, a disputa pelo título mundial foi apertada até o fim do ano, com o mexicano Rodrigo Pacheco tentando alcançar a pontuação de Fonseca no ranking, mas não foi o suficiente, confirmando o título do brasileiro. Assim, o jovem comemorou a confirmação do título: “Estou muito orgulhoso da minha carreira juvenil e é uma honra ser o 1º brasileiro a terminar o ano como nº 1 do mundo e receber o título de campeão mundial da ITF”.

O brasileiro também lembrou de conquistar do alto nível do tênis brasileiro e projetou ser uma inspiração. “Nós tivemos tantos jogadores juniores incríveis ao longo dos anos. Eu espero inspirar as próximas gerações e atingir todas as coisas incríveis que as lendas brasileiras atingiram”. Ele foi o 1º brasileiro a vencer um Grand Slam juvenil desde 2018, quando Thiago Wild venceu o US Open.

Tenista João Fonseca no Australian Open 2023
Divulgação/ITF

A carreira de João Fonseca

Essa foi a última temporada de João Fonseca no circuito juvenil. A expectativa é que o carioca faça a temporada 2024 no tênis universitário dos EUA, disputando pela Universidade de Virgínia, atrasando um pouco os seus planos no tênis profissional para focar mais um pouco no desenvolvimento.

O brasileiro comemorou a forma como a temporada aconteceu. “Tudo foi tão rápido. N início, eu estava lutando para entrar nos Grand Slams e, então, eu estava atuando m torneios profissionais no Brasil e até joguei minha 1ª chave principal de ATP, no Rio. 2023 tem sido um ano incrível e eu sei que dei outros passos à frente na minha carreira profissional”.

Tenista João Fonseca em jogo do torneio juvenil de Wimbledon em 2023
Divulgação/ITF

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’