Bombando

US Open: Brasileiro João Fonseca é campeão do torneio juvenil

Carioca de 17 anos assume liderança do ranking juvenil da ITF Após cinco anos, o Brasil é novamente campeão na […]

Tenista João Fonseca no Australian Open 2023

Divulgação/ITF

Carioca de 17 anos assume liderança do ranking juvenil da ITF

Após cinco anos, o Brasil é novamente campeão na quadra dura dos Estados Unidos. Neste sábado (9), o carioca João Fonseca se tornou campeão do torneio juvenil do US Open. O jovem de 17 anos superou o estadunidense Learner Tien, também de 17 anos, na decisão da chave juvenil masculina por 2 sets a 1 (4-6/6-4/6-3).

O jogo

Mesmo jogando no país do seu adversário, João Fonseca contou com forte apoio da torcida nas arquibancadas. O erros não forçados pesaram muito no jogo do brasileiro, que cedeu muitos pontos para o estadunidense construir o seu jogo e buscar quebras importantes. Mas o que marcou mesmo o jogo foram os games longos e muitos disputados.

A partida começou equilibrada, com todos os tenistas confirmando os seus saques até o 4-4, mas o brasileiro passou a errar mais a partir dali e Tien conseguiu quebrar o saque e conduzir o primeiro set para uma vitória por 6 -4.

Logo na largada do 2º set, mais uma quebra colocou Tien em vantagem, mas João Fonseca conseguiu reagir e, após quebrar dois saques seguidos, virou o jogo para 4-3. No fim, mais uma quebra para o brasileiro e jogo empatado após um 6-4.

Mesmo impondo um volume de jogo maior, os erros seguiam atrapalhando o brasileiro, que, mais uma vez, largou com uma quebra atrás. Mas João Fonseca voltou a buscar duas quebras seguidas em longos games, e virou para 4-2. Assim, foi só confirmar os últimos saques para vencer por 6-3 e garantir o título.

Tenista João Fonseca em jogo do torneio juvenil de Wimbledon em 2023
Divulgação/ITF

João Fonseca

Novo número 1 do ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF) e 650 no ranking da ATP, João Fonseca chegou à sua 2ª final de Grand Slam na carreira. No torneio de duplas do último Australian Open, o carioca perdeu a final contra o próprio Learner Tien. Dessa vez, no torneio de duplas, o brasileiro foi eliminado nas quartas de final.

O Brasil não chegava a uma final de chave juvenil em simples em Grand Slam desde 2018, quando Thiago Wild foi campeão do mesmo US Open. Desde então, foram três finais juvenis em duplas: Matheus Pucinelli, campeão de Roland Garros em 2019; Bruno Oliveira e Natan Rodrigues, vices no mesmo torneio, no ano seguinte; e o próprio João Fonseca, neste ano, na Austrália.

Tenista João Fonseca no Australian Open 2023
Divulgação/ITF

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

2

Bombando

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

3

Bombando

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Bombando

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

5

Bombando

Atleta paralímpico paraibano entra para Livro dos Recordes com marca nos 100m rasos