Basquete

Argentina bate Estados Unidos e conquista vaga na final da AmeriCup

Sul-Americanos contaram com 30 pontos do ala Gabriel Deck para vencer norte-americanos; argentinos esperam vencedor do confronto entre Brasil e […]

Laprovittola e Campazzo - Argentina - AmeriCup

Foto: Divulgação/FIBA

Sul-Americanos contaram com 30 pontos do ala Gabriel Deck para vencer norte-americanos; argentinos esperam vencedor do confronto entre Brasil e Canadá

A primeira vaga na final da AmeriCup já tem dono. Assim, em confronto com rivalidade tradicional no cenário americano do basquete, a Argentina bateu os Estados Unidos e se confirmou entre as duas melhores equipes do continente, com o triunfo por 82 a 73. Agora, os hermanos aguardam o vencedor do embate entre Brasil e Canadá, às 20h40 deste sábado, também no Geraldão, para conhecer seu rival na final do torneio.

Apesar de iniciar o primeiro quarto perdendo, os argentinos logo alcançaram a liderança e finalizaram o período inicial já na liderança. A partir daí, não foram mais ultrapassados pelos Estados Unidos, que esboçou reação algumas vezes, mas sem preocupar o estrelado elenco portenho.

O cestinha da partida foi o ala argentino Gabriel Deck, que anotou 30 pontos em pouco mais de 32 minutos. A pontuação é o recorde da atual edição do torneio até o momento. Além dele, fecham os destaques albicelestes no jogo os armadores Facundo Campazzo e o Nicolás Laprovittola, com 10 pontos e sete assistências e 18 pontos, respectivamente.

gabriel deck - Argentina - AmeriCup
Ala Gabriel Deck é o maior pontuador da atual edição da AmeriCup – Foto: Divulgação/FIBA

Pelo lado norte-americano foi o armador Norris Cole com 18 pontos. O camisa 5 dos Estados Unidos foi perfeito nos arremessos de média e curta distância além de acertar duas bolas do perímetro no jogo.

Argentinos na final da AmeriCup

Portanto, os argentinos voltam às finais após cinco anos. Na última edição do torneio, em 2017, os hermanos foram vice-campeões diante dos próprios estadunidenses, que venceram o torneio após um triunfo por 81 a 76.

Os Estados Unidos, por sua vez, voltam a uma disputa pelo terceiro lugar após 17 anos. A última vez, os norte-americanos encararam a Venezuela, em Santo Domingo, na República Dominicana, e foram derrotados por 93 a 83. Dessa forma, no período, os estadunidenses venceram o torneio duas vezes: em 2007 e 2017, ambas sobre os argentinos.

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

2

Basquete

NBA: LeBron leva tapa no rosto em derrota dos Lakers para os Rockets; veja vídeo

3

Basquete

EUA divulga pré-lista repleta de astros da NBA para as Olímpiadas de Paris

4

Basquete

NBA: Partida entre Cavaliers e Nets conta com presença de Mbappé, Ronaldo e outros craques do futebol

5

Basquete

Clippers renova com Kawhi Leonard por mais três temporadas em acordo de mais de 150 milhões de dólares