Automobilismo

Campeão da Fórmula 3, Gabriel Bortoleto assina com a Virtuosi para a temporada 2024 da F2

Brasileiro correrá ao lado do indiano Kush Maini Atual campeão da Fórmula 3, o brasileiro Gabriel Bortoleto já sabe por qual equipe […]

Piloto Gabriel Bortoleto posa com boné da McLaren e camisa da Virtuosi no GP de Abu Dhabi 2023

Divulgação/Invicta Virtuosi Racing

Brasileiro correrá ao lado do indiano Kush Maini

Atual campeão da Fórmula 3, o brasileiro Gabriel Bortoleto já sabe por qual equipe correrá em 2024. O jovem paulistano de 19 anos vai fazer sua estreia pela equipe britânica Virtuosi na Fórmula 2. O anúncio veio nesta segunda-feira (27), ao lado da oficialização do indiano Kush Maini como seu companheiro de equipe.

Gabriel Bortoleto na Virtuosi

Gabriel Bortoleto viveu uma temporada de domínio na F3, logo em seu ano de estreia. Assim, ele confirmou o título há quase três meses e, depois disso, assinou contrato com a McLaren, fazendo parte da academia de desenvolvimento de pilotos da equipe britânica. Seu novo companheiro de equipe, Kush Maini, faz parte da academia da Alpine.

O jovem comemorou o novo contrato. “Estou muito animado em anunciar que vou estar competindo com a Invicta Virtuosi Racing na FIA Formula 2 em 2024. Eles têm uma história vencedora, garantindo um vice-campeonato de construtores por três vezes e, juntos, nosso objetivo será alcançar as melhores posições para o time”.

Ele continuou: “Nós teremos um novo carro no campeonato e nosso primeiro desafio será se adaptar rápido e eficientemente desde o início do ano em alto nível. Estou vindo de uma temporada de significante crescimento pessoal, culminando no título da F3. Espero continuar esse processo de evolução como piloto em 2024 e, naturalmente, me tornar vitorioso nos próximos estágios da minha carreira”.

A Virtuosi, nova equipe de Gabriel Bortoleto, tem história com brasileiros. Em 2021, a equipe teve Felipe Drugovich como um de seus pilotos. Aquela era a 2ª temporada do brasileiro na F2, e ele terminou em 8º no campeonato, cinco posições atrás do companheiro de equipe, o chinês Zhou Guanyu, que entrou para a equipe Alfa Romeo da F1 logo no ano seguinte.

Nesta temporada da F2, finalizada no domingo (26), a equipe foi a 5ª melhor da categoria, com o australiano Jack Doohan terminando em 3º e o belga Amaury Cordeel fechando na 20ª colocação. Ao contrário de Bortoleto, estreante, Maini já tem experiência na F2, tendo conseguido um pódio e terminado em 11º na temporada, correndo pela equipe espanhola Campos, considerada menor que a Virtuosi.

Pilotos Kush Maini e Gabriel Bortoleto, da Invicta Virtuosi Racing, nas arquibancadas de Yas Marina, em Abu Dhabi
Kush Maini e Gabriel Bortoleto formam nova dupla da Virtuosi na F2 – Divulgação/Invicta Virtuosi Racing

O Brasil na F2

Com o anúncio desta segunda-feira, Gabriel Bortoleto, que é tutorado por Fernando Alonso, se torna o 1º nome brasileiro confirmado na temporada 2024 da Fórmula 2, mas a expectativa é que mais dois nomes possam se juntar à lista: Enzo Fittipaldi, que acaba de assinar a renovação com a academia da Red Bull; e Caio Collet, que terminou em 9º na temporada deste ano da F3.

Antes de Bortoleto, já tinham sido definidas cinco das 22 vagas na categoria: o britânico Zak O’Sullivan, da academia da Williams, vai correr na ART; o italiano Andrea Kimi Antonelli, da academia da Mercedes, vai correr na Prema; a dupla da MP será formada pelo norueguês Dennis Hauger, da academia da Red Bull, e o argentino Franco Colapinto, da academia da Williams; e o paraguaio Joshua Dürksen correrá pela PHM.

Piloto Gabriel Bortoleto, da Trident, na Fórmula 3 2023
Gabriel Bortoleto foi o 1º brasileiro a vencer a F3 – Divulgação/Fórmula 3

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Automobilismo

1

Automobilismo

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Automobilismo

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Automobilismo

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Automobilismo

F1: acertado com a Ferrari para 2025, Lewis Hamilton destaca motivação em temporada de despedida na Mercedes

5

Automobilismo

F1: Alex Albon fica na Williams para 2025, garante chefe de equipe