Argentino não trabalha em seleções desde 2011
Sem treinador desde a saída de Diego Alonso, demitido após a Copa do Mundo, o Uruguai avança por Bielsa. O treinador argentino tem passagens pela seleção do seu país e do Chile. Agora, ele deve voltar a assumir uma seleção após 12 anos.
Uruguai avança por Bielsa
A informação de que o Uruguai avança por Bielsa foi antecipada pelo canal argentino TyC Sports e pelo jornal uruguaio Ovación. Aos 67 anos, ele não trabalha há pouco mais de um ano, quando deixou o comando do Leeds United, equipe inglesa na qual passou quase 4 temporadas.
Marcelo Bielsa já teve uma reunião com o Conselho Executivo da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e os 2 lados estão alinhados. Mas ainda faltam ajustes sobre a questão salarial, tema que ainda não teria sido tratado nas conversas.
A ideia da AUF é de oferecer um contrato para Marcelo Bielsa valendo até o fim das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Mas, em caso de classificação para o Mundial, o contrato seria automaticamente renovado para a disputa em Estados Unidos, México e Canadá.
Discussions ongoing between Marcelo Bielsa and Uruguay to become the new national team head coach. Talks are still in progress, waiting on full agreement 🚨🇺🇾 #Bielsa
Contract would be valid until the end of the World Cup qualifiers, as called by @JBruno84 @CLMerlo. pic.twitter.com/Kw4MDmCZQI
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) March 30, 2023
A carreira de Marcelo Bielsa
Ex-jogador com passagens por clubes intermediários da Argentina, Marcelo Bielsa começou sua carreira fora dos gramados em 1980, como auxiliar técnico do Newell’s Old Boys, clube no qual ficou até 1992 – o último ano já como treinador principal.
Depois, ele passou por Atlas (MEX), Velez Sarsfield e Espanyol, antes de assumir a Seleção Argentina, em 1999, ficando até 2004. 3 anos depois, ele assumiu a Seleção Chilena, seguindo até 2011. Depois, ele passou por Athletic Bilbao (ESP), Olympique de Marseille (FRA), Lazio (ITA), Lille (FRA) e Leeds United (ING).
Apesar de nunca ter trabalhado no Brasil, Marcelo Bielsa já foi alvo de clube do país por diversas vezes. Na última, em setembro passado, o Santos buscou o argentino, antes de manter Orlando Ribeiro como treinador interino na reta final do ano.
Nas suas experiências em seleções, Marcelo Bielsa já disputou 2 Copas América e 2 Copas do Mundo, além de 1 Olimpíada – com título à frente da Argentina em Atenas-2004. Agora que o Uruguai avança por Bielsa, esse histórico internacional do argentino pode aumentar.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje