A primeira edição do Ranking Mundial da Fifa em 2022 não foi marcada por grandes mudanças. As surpresas ficaram a cargo da Copa Africana de Nações. Campeão continental, Senegal chegou à 18ª colocação, sua melhor posição na história. Na disputa pela liderança, o Brasil perdeu a chance de ultrapassar a Bélgica, que segue em primeiro.
A Seleção emplacou 1823,42 pontos, seguindo estagnada no segundo lugar da lista. Caso tivesse vencido seus dois compromissos pelas eliminatórias sul-americanas, contra Equador e Paraguai, o Brasil teria alcançado uma pontuação suficiente para tomar a primeira colocação de seus algozes na Copa de 2018 – que não entraram em campo em janeiro.
Seguindo o ranking, a França, atual campeã mundial, permanece na terceira colocação. A Argentina, por sua vez, tomou a quarta posição da Inglaterra, que caiu para quinto. Completam o Top 10 Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca e Holanda.
COPA AFRICANA
A Copa Africana de Nações foi o torneio que trouxe maior impacto para o ranking, com outros times apresentando boa ascensão, como a seleção egípcia, que foi vice-campeã e ganhou 11 posições, subindo para 34º.
Já Camarões, semifinalista no torneio em que era anfitrião, ganhou 12 posições e chegou a 38º. O maior salto, porém, foi de Gâmbia, grande surpresa do torneio, que ganhou 25 colocações e agora é a 125ª colocada.