Jogador passou por Real, Arsenal e Werder
Aos 34 anos, Mesut Özil anuncia aposentadoria. Campeão da Copa do Mundo de 2014 pela Seleção Alemã e com passagens por clubes como Real Madrid, Arsenal, Werder Bremen e Fenerbahçe, o meia pendurou as chuteiras nesta quarta (22)
Mesut Özil anuncia aposentadoria
Por meio de uma postagem nas redes sociais, Mesut Özil anuncia aposentadoria e relembra um pouco da carreira. No texto de despedida, ele agradeceu a torcedores, companheiros de equipe e treinadores, além de família e amigos. Segundo o jogador, as lesões foram um ponto crucial para encerrar a carreira.
Curiosamente, quando Mesut Özil anuncia aposentadoria, ele é o 2º jogador com passagens por Real Madrid e Arsenal a pendurar as chuteiras nesta semana. Antes, o atacante togolês Emmanuel Adebayor, que também jogou nos dois clubes, também encerrou a carreira.
Thank you ❤️ pic.twitter.com/Aqr4pB5SI2
— Mesut Özil (@M10) March 22, 2023
Leia a íntegra da carta de Özil
Olá a todos
Depois de considerar bastante, estou anunciando minha aposentadoria imediata do futebol profissional.
Eu tive o privilégio de ser um jogador profissional de futebol por quase 17 anos e me sinto incrivelmente agradecido pela oportunidade. Mas nas últimas semanas e meses, tendo sofrido algumas lesões, se tornou mais e mais claro que é a hora de deixar essa grande nível de futebol.
Foi uma jornada incrível, cheia de inesquecíveis momentos e emoções. Eu quero agradecer aos meus clubes – Schalke 04, Werder Bremen, Real Madrid, Arsenal, Fenerbahçe, Basaksehir e aos treinadores que me apoiaram, além dos colegas que viraram amigos.
Agradecimentos especiais à minha família e aos meus amigos mais próximos. Eles foram parte da minha jornada desde o primeiro dia e me deram tanto amor e apoio, pelos bons e maus momentos.
Obrigado a todos os meus fãs que me mostraram tanto amor, independente das circunstâncias, e independentemente de qual clube eu estava representando.
Agora estou olhando para tudo que há em frente, com minha bela esposa, Amine, e minhas duas belas filhas, Eda e Ela – mas vocês podem ter certeza que vão ouvir falar mais de mim de vez em quando nas minhas redes sociais.
Até logo, Mesut!
A carreira de Mesut Özil
Com passagem na base do Rot-Weiss Essen, da Alemanha, Özil chegou ao Schalke 04 em 2005/06, recebendo as primeiras chances no time profissional no ano seguinte. Após um ano e meio no time principal, ele foi negociado com o Werder Bremen, onde seguiu até 2010/11.
Naquela temporada, o meia foi negociado com o Real Madrid, já como um dos grandes destaques da Seleção Alemã. Em 3 anos na Espanha, foram 157 jogos, 27 gols e 67 assistências. A passagem mais longa da carreira de Mesut Özil foi pelo Arsenal, que defendeu por 7 jogos, 254 jogos, 44 gols e 71 assistências.
Após deixar a Inglaterra, o meio-campista foi jogar no futebol turco, onde encerrou a carreira. Entre 2020 e 2022, ele fez 2 anos no Fenerbahçe, com o Basaksehir como último clube da carreira do alemão. Foram apenas 7 jogos pelo clube, com a última partida da sua carreira no último dia 2 de fevereiro.
Além disso, ele somou 92 jogos e 22 gols pela Seleção da Alemanha. A nível de títulos, o jogador ganhou a Copa do Mundo de 2014, a LaLiga de 2012 e alguns títulos de copa: 4 na Inglaterra, 1 na Espanha e 1 na Alemanha, além de 3 Supercopas entre os países.