Torneio olímpico também terá mais equipes na disputa
A Fifa anunciou uma série de novidades para o futebol feminino nesta sexta-feira. A entidade oficializou a criação de um Mundial de Clubes e de uma Copa do Mundo de Futsal para as mulheres, uma ampliação do torneio olímpico e definições sobre o calendário de seleções para as próximas temporadas.
O novo Mundial de Clubes
A principal novidade anunciada pela Fifa foi a criação do novo Mundial de Clubes Feminino. Ainda não há definição sobre quantidade de clubes, data ou formato de disputa. A novidade, inclusive, veio junto à definição sobre as novas regras da edição masculina do torneio, que passará a ter 32 seleções.
A pauta era uma solicitação antiga da Uefa e da Conmebol, que tem torneios continentais consolidados no futebol feminino. A Libertadores Feminina já tem 14 edições, enquanto a Champions já chega a 21. As brasileiras, inclusive, têm grande sucesso continental, com 11 dos 14 títulos do torneio, inclusive o último, vencido pelo Palmeiras.
Outras novidades
Além disso, outro novo torneio será a Copa do Mundo de Futsal Feminino, também sem maiores detalhes. Também falando em seleções, o futebol feminino nos Jogos Olímpicos deixarão de ter 12 equipes para ter 16, tal qual o torneio masculino. Assim, inclusive, o formato das disputas deve se igualar, com 4 grupos e mata-mata a partir das quartas de final. Essa mudança no torneio olímpico, porém, ainda precisa de aprovação do Comitê Olímpico Internacional.
De quebra, a Fifa também anunciou definições sobre o calendário de seleções. A atual estrutura de datas Fifa não terá alterações até 2025. Além disso, as definições das sedes da Copas do Mundo Feminina de 2027 e 2031 acontecerão em 2024 e 2025, já depois da edição 2023, a acontecer em Austrália e Nova Zelândia.
Introducing… two brand new FIFA women’s tournaments 🏆
FIFA Women’s Club World Cup ✅
FIFA Women’s Futsal World Cup ✅ pic.twitter.com/9HzhVF7np7— FIFA.com (@FIFAcom) December 16, 2022