Campeã pela primeira vez da Copa Africana de Nações, a seleção de Senegal teve o maior número de indicações ao time ideal da competição, com quatro integrantes. Outra finalista, a equipe egípcia ajudou a formar a base do 11 melhores com mais três escolhidos.
Eliminada nas semifinais, a Seleção de Burkina Faso, contou com dois indicados, um a mais do que Camarões, time anfitrião, que conquistou o terceiro lugar. Outros nomes como os camaroneses André Onana, Anguissa e Toko Ekambi foram selecionados como suplentes. Encerra o plantel o lateral direito Hakimi, do PSG, que foi eleito mesmo sendo eliminado com o Marrocos nas quartas de final, pelo Egito.
Principal jogador da seleção de Senegal, o atacante Sadio Mané foi eleito o craque da competição. O jogador marcou três gols e deu duas assistências ao longo de sete partidas ao longo da campanha na Copa Africana de Nações.
Assim, seleção ficou formada com: Edouard Mendy (Senegal); Hakimi (Marrocos); Abdelmonem (Egito), Tapsoba (Burquina Fasso) e Ciss (Senegal); Nampalys Mendy (Senegal), Ibrahim Touré (Burquina Fasso) e Elneny (Egito); Salah (Egito), Mané (Senegal) e Aboubakar (Camarões).
Not your average players 🤩
Here is the #TotalEnergiesAFCON2021 best XI 👇#AFCON2021 pic.twitter.com/YP0k5eUe2n
— CAF (@CAF_Online) February 7, 2022