Gianni Infantino informou sobre os novos torneios nesta sexta-feira
A Fifa oficializou a criação de dois novos torneios nesta sexta-feira. A Federação ampliou o Mundial de Clubes, que teria 24 times, mas passará a ter 32. O torneio acontecerá em 2025. Além disso, Gianni Infantino também confirmou que o torneio será disputado sempre no país-sede da Copa do Mundo do ano seguinte, substituindo o papel de evento-teste que era da Copa das Confederações.
O novo Mundial de Clubes
A ampliação do Mundial de Clubes já está em voga há alguns anos e o 1º torneio com 24 clubes aconteceria em 2021. Mas, com a pandemia da Covid-19, o torneio acabou ficando de lado. Mas, em 2025, ele finalmente sairá do papel, acontecendo a cada quatro anos e com oito equipes a mais na briga pela taça
Antes, o formato de 24 clubes teria oito grupos de três times, com 8 europeus e 6 sul-americanos. Mas, agora, o formato deve se igualar à atual disputa da Copa do Mundo, com oito grupos de quatro times e sete jogos até o título mundial. O próprio Infantino confirmou essa aproximação: “será como a Copa do Mundo das seleções”.
Além de Uefa e Conmebol, o formato antigo também traria 3 norte-americanos, 3 africanos, 2 asiáticos e 1 time do país-sede. Além disso, um asiático e um oceânico disputariam uma vaga em um play-off intercontinental. A nova divisão de vagas também não está definida ainda. A Uefa pretende ter metade das 8 novas vagas, o que resultaria em 12 clubes europeus na disputa do Mundial, mas isso ainda não é uma certeza.
Enquanto isso…
Por enquanto, o modelo apenas com os campeões continentais segue valendo. Inclusive, Flamengo e Real Madrid estarão em breve no Marrocos para brigar por mais um título mundial. O torneio acontece entre 1º e 11 de fevereiro e, além de brasileiros e espanhóis, terá Al-Ahly, Seattle Sounders, Auckland City, Wydad Casablanca e o campeão asiático.