
Uma das principais ligas nacionais do planeta, a Bundesliga vem evoluindo cada vez mais nos últimos anos; entenda o porquê
O Campeonato Alemão, também chamado de Bundesliga, está entre as 5 melhores ligas nacionais do futebol europeu. O torneio divide esse status junto com a Premier League, La Liga, Serie A e Ligue 1.
A Bundesliga é formada por 18 clubes, onde cada um deles disputa 34 jogos em toda a temporada. É um formato diferente das outras 4 principais ligas nacionais da Europa.
Quer saber tudo sobre a Bundesliga? Fica ligado que vamos detalhar tudo neste artigo. Vamos nessa?
Saiba tudo sobre o Campeonato Alemão
O Campeonato Alemão foi criado em 1962, tendo como sede da fundação a cidade de Dortmund. No entanto, a bola só passou a rolar em 1963, ano em que a liga também começou a ser chamada de Bundesliga.
Antes da criação do Campeonato Alemão, o futebol não era considerado profissional na Alemanha. A fundação da liga, inclusive, aconteceu justamente num contexto de preocupação com o esporte no país.
Antes da Bundesliga ser criada, o futebol alemão era composto por várias ligas amadoras até 1949, ano em que o semi-profissionalismo passou a vigorar no esporte no país. A partir daí, o número de ligas diminuiu para 5.
Portanto, se olharmos para um recorte pré-Bundesliga, o primeiro campeão alemão é o VfB Leipzig, que venceu o torneio em 1903 ao golear por 7 a 2 o DFC Prague, em duelo realizado no dia 31 de maio deste ano.
Caso o recorte seja para o primeiro campeão a partir da criação da Bundesliga, o dono desse status é o Colônia, que ganhou o torneio na temporada 1962-1963.
Quem é o ‘rei’ do Campeonato Alemão?
É impossível falar em Campeonato Alemão e não lembrar do Bayern de Munique. É o maior campeão do torneio – incluindo tanto o pré quanto o pós criação da Bundesliga.
E uma curiosidade interessante é de que o Bayern conseguiu se consolidar como o gigante que é justamente após a criação da Bundesliga. Antes da criação da liga, o clube só tinha um campeonato alemão.
Hoje, aproximadamente 60 anos depois da criação da liga, o Bayern de Munique totaliza 32 campeonatos alemães conquistados, sendo 10 deles de maneira consecutiva: desde a temporada 2012-13 até a de 2021-2022.
A diferença entre o Bayern para o 2º colocado é enorme. Enquanto o time da Allianz Arena tem 32 títulos, o Nuremberg, que aparece logo atrás, venceu o Campeonato Alemão em 9 oportunidades.
Maior rival do Bayern de Munique, o Borussia Dortmund, principal concorrente na briga pelo título, aparece na 3ª colocação no ranking de títulos, tendo vencido a Bundesliga em 8 oportunidades.
No total, analisando tanto o pré quanto o pós criação da Bundesliga, 29 clubes já foram campeões do torneio nacional.
Como foi a última edição do Campeonato Alemão?
A temporada 2021-2022 da Bundesliga consagrou o decacampeonato do Bayern de Munique, que segue fazendo história e quebrando recordes com sua hegemonia no Campeonato Alemão.
Com uma campanha que totalizou 77 pontos em 34 jogos, o Bayern sagrou-se campeão da Bundesliga na última temporada de forma antecipada, confirmando o seu favoritismo prévio.
No total, foram 24 vitórias, 5 empates e 5 derrotas para o Bayern de Munique. O time marcou 97 gols e sofreu 37, terminando a competição nacional com um saldo total de 60 positivo.
Além de ser campeão, o Bayern de Munique também teve o artilheiro da competição. Com 35 gols marcados, o polonês Robert Lewandowski marcou 35 vezes em 34 jogos.
Logo atrás dele veio Patrick Schick, do Bayer Leverkusen, que marcou 24 gols em 27 partidas. Fechando o pódio, o norueguês Erling Haaland balançou as redes 22 vezes em 24 embates.
Bundesliga revela muitos jogadores e negocia com grandes vendas
Fazendo um recorde dos últimos 6 anos, o Campeonato Alemão tornou-se uma liga que se destaca muito por revelar jovens talentos, que saem novos da Bundesliga e já com status de protagonista.
Em 2020, por exemplo, o Chelsea pagou cerca de 79,5 milhões de euros por Kai Havertz, que menos de 1 ano depois foi o responsável por marcar o gol do título dos Blues na final da Champions League, diante do Manchester City.
Outros nomes como Jadon Sancho, Timo Werner, Ibou Konaté e, mais recentemente, o norueguês Erling Haaland, comprado pelo Manchester City, também foram negociados por grandes quantias para o futebol inglês.