
Divulgação/Man City
Ex-atacante togolês passou por Real, City e Arsenal
Aos 39 anos, ex-atacante Emmanuel Adebayor anuncia aposentadoria. Assim, chega ao fim a carreira do maior nome da história do futebol do Togo, com passagens por Arsenal, Manchester City, Real Madrid e Tottenham.
Emmanuel Adebayor anuncia aposentadoria
O anúncio do ponto final na carreira dentro do campos foi feito pelo jogador, com um vídeo no seu Instagram. Na legenda, Adebayor afirmou: “Dos altos e baixos da minha carreira como atleta profissional, foi uma jornada incrível. Obrigado aos meus fãs, por estarem lá a cada passo do meu caminho. Estou me sentindo muito grato por tudo e animado pelo que virá”.
No vídeo, o agora ex-jogador aparece sentado em frente a uma escrivaninha, relembrando momentos da carreira. Ao fim, ele escreve em um papel “obrigado pelas bênçãos”. o anúncio aconteceu ainda na noite desta segunda-feira (20). Agora, Adebayor anuncia a aposentadoria, mas não comenta sobre quais serão os seus próximos passos ou se seguirá no mundo do futebol.
Ver esta publicação no Instagram
A carreira de Adebayor
Quando Emmanuel Adebayor anuncia aposentadoria, chega ao fim a carreira do maior futebolista da história do Togo. Ele, inclusive, era o principal destaque do time que conseguiu a única vaga togolesa na história da Copa do Mundo, em 2006.
Mas além dos 84 jogos e 32 gols pela sua seleção nacional, o atacante também marcou história nos clubes. ele deu seus primeiros passos no Agaza, clube do seu país nata, mas foi par ao Metz, da França, ainda na categoria sub-17, em 1999.
Destaque na base do clube, Adebayor começou a receber chances no profissional após 2 anos e, após uma temporada de destaque em 2023/24, trocou o clube pelo Monaco, onde também conseguiu grande destaque por 2 anos e meio.
Então, ele chegou ao futebol inglês no início de 2006 e, lá, viveu as melhores fases de sua carreira. No país, foram 4 equipes (Arsenal, Manchester City, Tottenham e Crystal Palace) ao longo de 9 anos, com quase 100 gols marcados na Premier League.
Nesse meio tempo, ele também teve uma breve passagem por empréstimo no Real Madrid. Após sair da Grã-Bretanha, em 2016, Adebayor passou 3 anos e meio na Turquia, entre Basakhesir e Kayserispor.
Depois, ele foi para o Olimpia, do Paraguai, mas durou apenas 4 jogos. Agora que Adebayor anuncia aposentadoria, seu último time foi o Semassi, do Togo.
