Após a invasão da Rússia a territórios do leste ucraniano, o Schalke 04 anunciou que irá remover a marca do seu principal patrocinador – a Gazprom -, maior empresa russa do ramo de energia. O logotipo será substituído pelo nome do clube já no próximo jogo, contra o Karlsruher, pela segunda divisão alemã, no sábado.
A medida ocorre horas depois da concretização do ataque russo, apesar dos apelos da ONU e de diversos países do Ocidente, que prometem sanções como retaliação. O “Bild” chegou a fazer uma campanha nesta semana pedindo que o Schalke retirasse o nome da empresa russa e colocasse em seu uniforme a frase “Liberdade para a Ucrânia”. O clube, inicialmente, afirmou que estava em “constante diálogo com o patrocinador de longa data”.
Maior empresa russa do ramo de energia e maior exportadora de gás natural do planeta, a Gazprom é patrocinadora do Schalke há 15 anos, desde 2007, e tem outros investimentos importantes no futebol europeu, também sendo uma parceira antiga da Uefa, sendo patrocinadora da Liga dos Campeões.
A Gazprom, inclusive, detém os naming rights do estádio Krestovsky, em São Petersburgo, que foi selecionado para receber a final da Liga dos Campeões na atual temporada. A arena também é a casa do Zenit, que também é patrocinado pela empresa. O Comitê Executivo da Uefa se reunirá nesta sexta-feira para tomar uma decisão sobre o evento, marcado para 28 de maio.
ℹ️ Following recent developments, FC Schalke 04 have decided to remove the logo of main sponsor GAZPROM from the club's shirts. It will be replaced by lettering reading ‘Schalke 04’ instead.#S04 pic.twitter.com/9kpJLRzTQ7
— FC Schalke 04 (@s04_en) February 24, 2022