Fora de Campo

Roberto Faria assina com a Charouz e Brasil terá três pilotos na Fórmula 3

Em 2022, país teve apenas Caio Collet, que segue na categoria Uma boa notícia para o automobilismo brasileiro na manhã […]

Brasileiro Roberto Faria, novo piloto da Charouz na Fórmula 3

Divulgação/F3

Em 2022, país teve apenas Caio Collet, que segue na categoria

Uma boa notícia para o automobilismo brasileiro na manhã desta sexta-feira. A PHM Racing by Charouz anunciou que o brasileiro Roberto Faria será um dos seus pilotos para a temporada 2023 da Fórmula 3. Assim, o país será representado por três nomes na categoria de acesso à Fórmula 1.

Brasileiro Roberto Faria, da academia Sauber, com carro da Alfa Romeo
Roberto Faria faz parte da academia de pilotos da Sauber – Divulgação/Sauber

Roberto Faria na PHM Racing by Charouz

O brasileiro é o segundo nome anunciado para a tríade de pilotos que equipe terá. Assim, ele correrá ao lado da alemã Sophia Flörsch e do polonês Piotr Wiśnicki, oficializado pela equipe germânica horas depois de anunciar o brasileiro.

Roberto Faria tem apenas 19 anos e faz parte da academia de pilotos da Sauber. Ele soma experiência na Fórmula 4 Britânica, na Fórmula 3 Asiática e no Campeonato GB3, também disputado no Reino Unido.

Ao site oficial da categoria, Roberto Faria comemorou a chegada a este caminho para a F1. “Estou muito feliz em me juntar à PHM Racing by Charouz na Fórmula 3 neste novo projeto”.

Ele continuou: “É como um sonho virando realidade. Mesmo sem conhecer a maioria dos circuitos do calendário, eu vou fazer o meu melhor para entregar grandes resultados e mostrar ao time porque eles puseram confiança em mim. Mal posso esperar para começar a correr, no Bahrein”.

Mesmo estreante, Beto já soma experiência em carros de Fórmula 3. Ao fim do ano passado, ele e a própria Sophia Flörsch participaram dos testes pós-temporada na Charouz e mostraram resultados que convenceram o time, na nova parceria com a PHM Racing, a assinar com a dupla.

O acerto também foi comentado pelo chefe da equipe. “Roberto Faria é um desses jovens e apaixonados talentos brasileiro com velocidade pura, ambição e foco. Seus testes foram promissores, mas, agora, nós precisamos trazê-lo para o ritmo de trabalho que é necessário para ter sucesso na F3″.

O Brasil na Fórmula 3

Além de Roberto Faria, o Brasil terá outros dois pilotos correndo na Fórmula 3 nesta temporada. Caio Collet vai para a terceira temporada na categoria, correndo pela equipe holandesa Van Amersfoort Racing.

O Brasil também terá outro piloto estreante: Gabriel Bortoleto. Grande destaque na última temporada da Fórmula Regional Europeia (Freca), o brasileiro correrá a F3 pela Trident.

Ainda na escada para a F1, o brasileiro Enzo Fittipaldi desponta como um dos favoritos na temporada da Fórmula 2, pilotando o carro da Rodin Carlin. Atual campeão da categoria, Felipe Drugovich virou piloto de testes da Aston Martin na F1.

Piloto brasileiro Felipe Drugovich comemora título da Fórmula 2
Felipe Drugovich foi campeão da Fórmula 2 na última temporada – Divulgação/F2
COMPARTILHE

Bombando em Fora de Campo

1

Fora de Campo

Fifa pode indenizar Al Hilal por lesão de Neymar

2

Fora de Campo

COI aprova inclusão de cinco novos esportes em Jogos Olímpicos de 2028

3

Fora de Campo

Palmeiras com outro patrocinador? Leila Pereira pode aceitar a partir de 2025; entenda

4

Fora de Campo

Fórmula 1 e Pirelli renovam contrato de fornecimento de pneus até 2027

5

Fora de Campo

Com atraso da 777 Partners, Vasco vive indefinição sobre gestão