A torcida do Real Madrid está em luto. Nesta terça-feira, faleceu Francisco “Paco” Gento, um dos maiores jogadores da história merengue aos 88 anos. Nos últimos anos, o ex-jogador ocupava a função de presidente de honra do clube, cargo que herdou do parceiro de campo Alfredo Di Stéfano.
Único jogador a vencer seis Copas da Europa (atual Champions League), Gento atuou pelo Real Madrid por 18 anos. Assim, jogando como ponta, o ex-jogador tem um longo currículo de títulos com a camisa blanca. Venceu o Campeonato espanhol em 12 oportunidades, duas Copas do Rei e uma Taça intercontinental. Portanto, ao todo, Paco conquistou 23 títulos e marcou 182 gols pelos merengues, em mais de 600 jogos pelo Real.
“A figura de Paco Gento representa todos os valores do Real Madrid, tem sido e seguirá sendo uma referência para o madridismo e para o mundo do esporte. Os madridistas e todos os apaixonados pelo futebol sempre lembrarão dele como um de seus grandes mitos”, apontou o Real Madrid em seu comunicado oficial.
Além disso, pela Seleção Espanhola, Paco Gento foi campeão da Eurocopa em 1964. Ele jogou 43 partidas pela Fúria e participou das Copas do Mundo de 1962 e 1966. O ex-jogador defendeu a equipe nacional por 15 anos, entre 1955 e 1969.
O funeral do ex-jogador será realizado na Capela do estádio Santiago Bernabéu e será aberto aos admiradores. As dependências do clube estarão disponíveis ao público a partir das 19h até 22h. Amanhã, o clube reabrirá a janela para despedidas às 10h e encerrará às 13h.