Novidade da última temporada da Fórmula 1, as corridas sprint estão de volta em 2022. Nesta temporada, as provas mais curtas serão vistas em três eventos, os GPs de Áustria, Emília-Romanha (Ímola) e São Paulo.
As corridas sprint chegaram a ficar ameaçadas na Fórmula 1, isso por pressão das equipes menores, insatisfeitas com a relação de custos que isso implicaria às equipes e às limitações orçamentárias. Originalmente, a ideia era ter esse tipo de corrida em seis GPs: Brasil, Bahrein, Emília-Romanha, Canadá, Áustria e Holanda.
Mas, mesmo assim, a Liberty Media conseguiu reverter os ânimos e garantir três corridas sprint. Além disso, eles também alteraram o esquema de pontuação das provas. Antes, só os três primeiros colocados garantiam pontos (3, 2 e 1). Agora, os oito primeiros pontuam (8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1).
A FIA e a Liberty também oficializaram outra mudança. Agora, os vencedores da sprint não serão mais considerados como pole position para fins estatísticos. Isso porque esse reconhecimento será do piloto que tiver o melhor tempo na classificatória da sexta-feira.