Piloto chinês é o 17º do Mundial de Pilotos
A Alfa Romeo anunciou a renovação de contrato com o piloto Zhou Guanyu para a temporada 2023 da Fórmula 1. Assim, o piloto de 23 anos, o chinês vai para a sua 2ª temporada na categoria.
Zhou na Alfa Romeo
O jovem piloto está à frente do carro da Alfa Romeo Sauber desde o início da temporada. Ele vinha de três anos na disputa da Fórmula 1 e fazia parte da academia de pilotos da Renault, mas entrou na F1 pela equipe suíça.
Além dos resultados em pista, a sequência de Zhou também agrada à chefia da Fórmula 1, uma vez que ele representa uma aproximação da categoria ao forte mercado financeiro da China. Zhou é o 1º piloto chinês da história da F1.
Assim, com a renovação para 2023, inclusive, ele vai fazer sua 1ª corrida em casa na categoria. O GP da China acontece no próximo dia 16 de abril, com o novo ano marcando a temporada com mais corridas na história da categoria.
Hoje, Zhou é o 17º colocado do Mundial de Pilotos, com seis pontos ganhos. Após uma série de problemas no carro da Sauber, o piloto voltou a pontuar na última corrida, em Monza, chegando na 10ª posição. Nenhum carro da Alfa pontuava há sete corridas.
Chefe da equipe, Fred Vasseur comentou sobre a renovação. “Zhou me impressionou desde o 1º dia com sua abordagem de trabalho. Nós sabemos que ele foi rápido, mas a forma como ele se adaptou à Fórmula 1 em tão pouco tempo foi uma das melhores surpresas da temporada”.
Alfa Romeo F1 Team ORLEN and Zhou Guanyu: the journey continues! The Shanghai tiger keeps on roaring…#KeepMakingHistory #TeamZHOU pic.twitter.com/7rlOLnt4d9
— Alfa Romeo F1 Team ORLEN (@alfaromeoorlen) September 27, 2022
O grid da Fórmula 1
Assim, com os assentos da Alfa Romeo decididos, a Fórmula 1 fica com apenas três vagas em aberto para a temporada 2023. E vários nomes vem sendo especulados para ocupá-las, mas ainda não há definição das composições de Alpine, Haas e Williams.
- Red Bull: Max Verstappen (HOL) e Sergio Pérez (MEX)
- Ferrari: Charles Leclerc (MON) e Carlos Sainz Jr. (ESP)
- Mercedes: Lewis Hamilton (GBR) e George Russell (GBR)
- Alpine: Esteban Ocon (FRA) e vaga aberta
- McLaren: Lando Norris (GBR) e Oscar Piastri (AUS)
- Alfa Romeo: Valtteri Bottas (FIN) e Zhou Guanyu (CHN)
- Haas: Kevin Magnussen (DIN) e vaga aberta
- AlphaTauri: Pierre Gasly* (FRA) e Yuki Tsunoda (JAP)
- Aston Martin: Fernando Alonso (ESP) e Lance Stroll (CAN)
- Williams: Alexander Albon (TAI) e vaga aberta