Cantora morreu na noite da segunda-feira (8)
Uma triste notícia atingiu a música brasileira. Na noite desta segunda (8), morre Rita Lee, a rainha do rock, aos 75 anos. Mas além da grande carreira musical, sendo considerada o maior nome da história do rock brasileiro, Rita teve uma relação próxima ao futebol – mais especificamente ao Corinthians.
Aos 75 anos, a Rainha do Rock Brasileiro se despediu de nós.
Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da música nacional faleceu na última segunda (8), após um câncer no pulmão. Torcedora apaixonada, participou ativamente da Democracia Corinthiana.
Nossa solidariedade… pic.twitter.com/ouMKsqz2fO
— Corinthians (@Corinthians) May 9, 2023
O Corinthians e a democracia
Rita Lee nunca escondeu seu amor pelo Corinthians. Alvinegra, a cantora chegou a cantar a relação pelo clube ainda nos tempos de Mutantes, banda que a projetou nacionalmente entre 1966 e 1972, no auge da Tropicália. A música Amor Branco e Preto traz a relação com o clube.
“Por que será que eu gosto de sofrer? Vai ver que agora eu dei pra masoquista. Meu amor branco e preto, às vezes me deixou na mão. Mas eu gosto de você, já não me importa a sua ingratidão. Sofro, mas continuo a te adorar, Corinthians, meu amor. Corinthians”, canta a música, gravada em 1972.
Mas a relação entre Rita Lee e Corinthians não ficou em uma música. 10 anos depois daquele lançamento, a homenagem foi retribuída e o Corinthians teve o “gol Rita Lee”, quando Walter Casagrande homenageou a cantora batizando o seu gol na final do Campeonato Paulista de 1982 com o nome dela.
Aquele era o 1º título da era da Democracia Corinthiana, movimento que também sempre esteve próximo a Rita. Dias antes daquele gol, o próprio Casagrande estara em um show dela ao lado de Wladimir e Sócrates – os 3 subiram ao palco e deram uma camisa do Timão à cantora.
E foram várias as vezes que Rita Lee vestiu o manto alvinegro, nos palcos ou não. Mas a relação dela com o futebol vai além. Rita Lee se apresentou em estádios, como o icônico festival Hollywood Rock. Em 1995, ela esteve ao lado de bandas como os Rolling Stones no Maracanã.
Além do Timão, a cantora também torcia pelo Internacional, clube que a homenageou em 2008, a nomeando como consulesa cultural. Após a triste notícia de que morre Rita Lee, Corinthians e Inter postaram homenagens à àrtista.
Hoje, o Brasil se despede da sua rainha do rock, Rita Lee, uma das figuras mais revolucionárias, questionadoras e importantes da cultura nacional. O Clube do Povo perde também a primeira artista mulher nomeada consulesa cultural do Inter. Vai em paz, Rainha. Você estará para… pic.twitter.com/RLKO2UGcg2
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) May 9, 2023
Morre Rita Lee
A confirmação de que morre Rita Lee veio na manhã desta terça-feira (9), algumas horas após o óbito. A família da cantora postou sobre a partida da cantora: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.
O velório de Rita Lee será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. Ícone da Tropicália, Rita Lee surgiu nacionalmente como vocalista dos Mutantes, mas viveu muitas fases em sua carreira além do rock psicodélico.
Após ser expulsa da banda, Rita se junto ao grupo Tutti Frutti e, depois, passou a trabalhar ao lado do marido Roberto de Carvalho, no fim dos anos 70. Foi ali que ela se firmou na carreira solo e começou a cantar músicas mais românticas e melódicas.
Sua carreira foi marcada por grandes parcerias e amizades, como as com Elis Regina e Gal Costa – cuja morte completa 6 meses nesta terça. Mas a vida também foi marcada por algumas polêmicas, chegando a ser detida por mais de uma vez – a última depois do fim de sua última turnê, em 2012, no que seria o último show da sua carreira, em Aracaju.
Após pendurar o microfone, Rita Lee escreveu alguns livros infantis e também fez 2 autobiografias – que sequer chegou a ser lançada, algo que já estava marcado para o próximo dia 22. Em 2021, ela foi diagnosticada com câncer e, em abril, a família anunciou que ela estava curada da doença, mas, agora, morre Rita Lee. A família não informou a causa da morte.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje