Em grave crise econômica, o Barcelona acertou um acordo de patrocínio multimilionário com a plataforma de streaming Spotify. Segundo informações divulgadas pela rádio RAC1,o acordo terá duração de três anos.
A expectativa é de que seja o maior contrato de patrocínio da Europa, avaliado em 280 milhões de euros. A assinatura e o anúncio oficial da parceria deverá acontecer nas próximas horas.
Dividindo o valor total de 280 milhões de euros (em torno de R$1,68 bilhão) em três anos, o clube receberá em torno de 93,3 milhões de euros por temporada (R$561 milhões). Esse é o mesmo valor do patrocínio da Fly Emirates com o Real Madrid. No entanto, o contrato é de cinco anos. Assim, o valor que será recebido pelos blaugranas por temporada é maior.
Atualmente, o patrocínio máster do clube é o conglomerado japonês Rakuten, que já não havia renovado o contrato e pagava “apenas” 30 milhões de euros por temporada. Dessa forma, a camisa das equipes masculina e feminina do Barcelona terá o nome do Spotify estampado, onde se encontra o nome da empresa oriental.
O Camp Nou, que também inserido na negociação, terá um nome agregado. Geralmente, o naming rights altera drasticamente o nome do estádio, porém a casa culé passará a se chamar Camp Nou Spotify, pois o contrato será de ‘title rights’, ou seja, sem grandes alterações na nomenclatura já existente.
Fornecedora de material esportivo do Barça, a Nike estava esperando uma decisão para produzir os novos modelos para 2022-23. Portanto, todas essas mudanças começarão apenas a partir da próxima temporada.