
Fotos: William Anacleto/FGF
Saiba mais sobre uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro
No Rio Grande do Sul, há uma coisa que reúne torcedores do Grêmio e do Internacional: a certeza de que o Gre-Nal é um dos maiores clássicos do país. Mas esse consenso não existe apenas no Rio Grande do Sul.
Em 2008, a revista Trivela consultou jornalistas de todo país para tentar descobrir qual é o maior clássico do Brasil. E o confronto que ficou em primeiro lugar foi o Gre-Nal. E não parou por aí.
Em 2016, a revista inglesa FourFourTwo elegeu o duelo entre os dois principais clubes gaúchos como o maior clássico do Brasil. Ainda segundo a publicação, a rivalidade entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul é a oitava maior do mundo.
O Internacional leva vantagem no retrospecto geral, quando são analisados apenas os jogos. Mas a contagem é apertada. São 160 vitórias do Colorado e 139 do Grêmio, além de 138 empates.

Primeiro clássico teve goleada histórica
A primeira partida entre Grêmio e Internacional foi disputada no dia 18 de julho de 1909. O Colorado convidou o Tricolor para ser seu primeiro adversário. O duelo foi disputado no Estádio da Baixada, que era do Grêmio.
O jogo terminou 10 x 0 para o Grêmio. Até hoje, o placar é a maior goleada da história do confronto. Edgar Booth marcou cinco gols, Grünewald balançou as redes quatro vezes e Moreira fez o outro gol do jogo.
Por outro lado, a maior goleada do Internacional contra o Grêmio aconteceu no dia 17 de setembro de 1948. Naquele dia, o Colorado venceu o Tricolor por 7 x 0. É a maior goleada do confronto na era profissional.
Retrospecto da rivalidade Gre-Nal
O retrospecto do confronto entre Grêmio e Internacional é bastante equilibrado. Os dois já se enfrentaram 438 vezes. O Internacional tem 160 vitórias, contra 140 do Grêmio. Houve ainda 138 empates. O Colorado marcou 594 gols, e o Tricolor, 567.
No início da história do clássico Gre-Nal, o Grêmio tinha a vantagem no número de vitórias. Entretanto, em 1945, o Colorado venceu o rival e passou a ter mais vitórias do que o rival (38 a 37). Desde então, o Internacional nunca mais abandonou a dianteira.
No Campeonato Gaúcho, a vantagem também é do Internacional. O Colorado tem 45 títulos estaduais, contra 41 do Tricolor, que é o atual pentacampeão do Gauchão. O Internacional tem a maior sequência de títulos, tendo sido octacampeão de 1969 a 1976. O Colorado ainda conseguiu ser hexacampeão três vezes, enquanto o Tricolor tem um hexa.
Rivais estiveram juntos na Libertadores duas vezes
Imagine uma edição da Libertadores com a presença de Grêmio e Internacional. Por mais difícil que isso possa parecer, já aconteceu duas vezes e em um intervalo de tempo curto, em 2007 e em 2011.
Em 2007, o Internacional entrou por ter sido o campeão da Libertadores do ano anterior, em 2006. Já o Grêmio conquistou sua vaga por ter sido 3º colocado do Campeonato Brasileiro de 2006.
Naquele ano, o Grêmio chegou até a final, perdendo a disputa do título para o Boca Juniors. O Internacional não fez uma boa campanha. O Colorado foi eliminado na fase de grupos ao terminar a fase de grupos em terceiro lugar.
Na edição de 2011 da Libertadores, o Internacional mais uma vez entrou por ter sido campeão no ano anterior. Já o Grêmio garantiu presença por ter sido 4º colocado do Brasileirão de 2010.
Os dois times passaram da fase de grupos. Curiosamente, caso conseguissem a classificação para as quartas de final, fariam um Gre-Nal valendo vaga na semifinal. Entretanto, os rivais gaúchos foram eliminados nas oitavas de final.
Goleadores e ídolos: os artilheiros do Gre-Nal
Alguns jogadores marcaram época no futebol gaúcho pela quantidade de gols que marcaram nos duelos entre Grêmio e Internacional. São jogadores que fizeram história e contribuíram para a magia do Gre-Nal.
A maioria dos grandes artilheiros do Gre-Nal jogou no Internacional. É o caso de Carlitos. Com 38 gols, é considerado o maior artilheiro do principal clássico gaúcho. Villalba, também do Internacional, marcou 21 vezes e é o segundo maior goleador.
No terceiro lugar do ranking dos artilheiros estão mais dois ex-atletas do Colorado: Adãozinho e Tesourinha marcaram, cada um, 16 vezes. Por outro lado, o maior artilheiros do Grêmio no confronto é Luiz Carvalho, que fez 15 gols.