Conheça mais sobre as curiosidade dos Gaúchão
Um dos principais estaduais do Brasil, o Campeonato Gaúcho tem uma longa história. As curiosidades do Gauchão é conhecido por mudanças importantes no regulamento, uma disputa acirrada entre seus dois principais representantes, Grêmio e Internacional, além de muitas curiosidades.
A fórmula de disputa do Gauchão era muito particular. Havia uma disputa entre os times da capital e outra entre equipes das outras regiões do Rio Grande do Sul. Os dois vencedores – o da capital e o do interior – faziam a final.
Essa regra fortalecia as equipes do interior, que muitas vezes desbancavam os times da capital. A fórmula durou até 1960. Em 1962, o Campeonato Gaúcho foi unificado. Times da capital e do interior disputavam juntos a taça. pela primeira vez foi estabelecido o rebaixamento.
Curiosidades do Gaúchão: já teve jogo que durou 19 dias
Um jogo que não valia título entrou para a história do Campeonato Gaúcho. O confronto entre Grêmio e Novo Hamburgo no Gauchão de 1968 era uma uma partida válida pela fase classificatória do Estadual.
O problema é que aquele jogo, que começou a ser disputado no dia 22 de fevereiro daquele ano precisou ser interrompido aos dez minutos do segundo tempo por falta de iluminação no estádio Olímpico. Pouco antes, havia tido uma queda de energia no local.
O jogo não foi reiniciado no mesmo dia. No momento da paralisação, o placar apontava empate em 0 x 0. A continuação do jogo só foi marcada para 13 de março, 19 dias depois de ter começado.
Para a realização dos 35 minutos que faltavam (mais os acréscimos), os portões do estádio Olímpico foram abertos ao público. E o Grêmio acabou vencendo o confronto por 1 x 0.
Estadual já teve goleada por 14 x 0
A maior goleada da história do Campeonato Gaúcho foi aplicada pelo Internacional. No dia 23 de maio de 1976, o Colorado derrotou o Ferro Carril por 14 x 0 no antigo estádio Beira-Rio.
Outras duas goleadas entraram para a história. Uma delas não tinha Internacional ou Grêmio em campo. No dia 20 de janeiro de 1937, o Novo Hamburgo venceu o Botafogo por 11×0. Por fim, no dia 12 de novembro de 1933, o Grêmio derrotou o Universal por 12×2 na Chácara das Camélias.
Os recordes do Gauchão
O recorde de partidas disputadas em um Gauchão foi estabelecido em 1994, que teve a incrível marca de 506 jogos. Cenário bem diferente do Estadual de 1919, que entrou para a história por ter o menor número de partidas: apenas uma, justamente a final, vencida pelo Brasil de Pelotas, que aplicou 5 x 1 no Grêmio.
Com tantos jogos, o Estadual de 1994 também tem o recorde de gols em uma mesma edição: 1.063. Por outro lado, o Gauchão com menos gols marcados foi o de 1920, com apenas 20 bolas na rede.
O ex-técnico da Seleção Brasileira, Tite, ostenta uma marca histórica no Campeonato Gaúcho. Ele é o único treinador na história que foi campeão gaúcho por três times diferentes. Tite levantou a taça em 2000 pelo Caxias, em 2001 pelo Grêmio e em 2009 pelo Internacional.
Dupla Gre-Nal disputa hegemonia no Gauchão
A lista de campeões do Campeonato Gaúcho é dominada pelos dois maiores clubes do estado, Grêmio e Internacional. Se na época amadora havia espaço para outras equipes brigarem pelo título, nas últimas décadas a dupla Gre-Nal praticamente monopolizou a luta pela taça.
A vantagem é do Internacional, mas o Grêmio vem logo atrás. O Colorado tem 45 títulos, contra 41 do Tricolor, que diminuiu bastante a desvantagem nos últimos anos. O Grêmio é o atual pentacampeão do Gauchão.
O campeonato Gaúcho tem outros 15 campeões estaduais, dos quais só o Guarany de Bagé tem duas taças. Todos os outros ganharam o Gauchão apenas uma vez. Nos últimos 22 anos, só o Novo Hamburgo venceu a dupla Gre-Nal e ficou com a taça, em 2017. Foi a última vez que um clube conseguiu esse feito no Rio Grande do Sul.
O Internacional tem o recorde de títulos seguidos no Gauchão. O Colorado foi octacampeão de 1969 a 1976. Internacional e Grêmio também têm, cada um, um heptacampeonato. O Colorado ainda conseguiu ser hexacampeão três vezes, enquanto o Tricolor tem um hexa.