País terá oito ou nove vagas no torneio
O Brasil já conhece seu 1º time garantido na disputa da Copa Libertadores da América de 2023. É o Palmeiras. Líder do Brasileirão com oito pontos de vantagem para o vice-líder, Internacional, o Verdão garantiu a vaga neste fim de semana.
A matemática da Liberta
Hoje, o Palmeiras soma 54 pontos no Brasileirão. Essa já se torna a 1ª meta para os times que buscam a vaga continental. Assim, quem atingir essa pontuação, não tem como terminar o campeonato fora do G7. E a lista ainda pode aumentar. Isso porque a definição do campeão da Copa do Brasil e um possível bicampeonato do São Paulo na Copa Sul-Americana podem aumentar a lista para um G9.
Além disso, uma vaga também vai ficar para o campeão da Libertadores, em final brasileira entre Flamengo e Athletico-PR. Quem ganhar, terá vaga garantida para disputar o bicampeonato. O Urubu e o São Paulo, inclusive, podem garantir “três vagas” à competição, uma vez que estão vivos na briga por um título continental, pela Copa do Brasil e pelo G9 do Brasileirão.
A vaga do Palmeiras
Atual bicampeão da Libertadores, o Porco vive grande fase sob comando de Abel Ferreira. Mas o time não conseguiu confirmar a boa sequência com um tricampeonato continental. A eliminação da Liberta veio na última semana, em derrota para o Athletico-PR.
Agora, o time segue a passos largos para conquistar o Campeonato Brasileiro, que não vem desde 2018. Esse é o principal foco do time a esta altura do ano, mas, para 2023, o clube terá a chance de se tornar o 1º brasileiro com quatro taças da Libertadores. Além do Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Santos também são tricampeões – e a dupla paulista também está tem boas chances de voltar ao torneio em 2023.