Rubro-Negro busca tri continental e tetra do nacional
O Flamengo garantiu a vaga na final da Copa do Brasil nesta quarta-feira e agora vai em busca do seu tetracampeonato na taça nacional. Mas já é a 2ª vez em duas semanas que o Rubro-Negro se classifica a uma final. Isso porque o avanço na semifinal da Copa Libertadores aconteceu no último dia 31.
Quase inédito
Assim, é apenas a 3ª vez na história que um time brasileiro alcança as decisões desses dois torneios na mesma temporada. O primeiro foi o Grêmio, em 1995. O Imortal perdeu a Copa do Brasil para o Corinthians, mas superou o Atlético Nacional na decisão continental, garantindo o bicampeonato para o Tricolor.
Depois, o Palmeiras repetiu a final dupla em 2020. E foi a única vez que um brasileiro venceu os dois torneios na mesma temporada. Na Copa do Brasil, triunfo sobre o Grêmio, e na Copa Libertadores, triunfo sobre o Santos. Foi o 4º nacional e o 2º continental do Porco.
Fora do país, algumas equipes já conseguiram o título da Libertadores e de uma copa nacional na mesma temporada. O Olimpia venceu a extinta Copa da República em 1979 e o Atlético Nacional venceu a Copa da Colômbia em 2016.
O momento do Flamengo
Assim, o Flamengo vai em busca dos dois títulos. Na Copa Libertadores, o título vai ser decidido no dia 29 de outubro, em Guayaquil, Equador. O rival será outro brasileiro, o Athletico-PR.
E é claro que o rival na Copa do Brasil também será nacional. O time carioca vai jogar contra o vencedor de Corinthians e Fluminense, que entram em campo nesta noite. As finais acontecem em 12 e 19 de outubro.
