City e Real foram os primeiros a se garantir
A Liga dos Campeões da Europa já conhece os cinco primeiros clubes classificados à fase de mata-mata na busca pelo maior título de clubes no planeta. Todas as vagas foram garantidas nesta 4ª rodada, que começou na terça-feira e teve os últimos jogos na quarta. A fase de grupos ainda terá mais dois jogos para cada equipe.
Os classificados
Assim, Manchester City e Real Madrid selaram suas vagas na terça-feira. Então, a quarta reservou as classificações de Bayern de Munique, Napoli e o surpreendente Club Brugge. Os italianos lideram o Grupo A, enquanto italianos e alemães estão nas duas chaves seguintes. O Real está no Grupo F e o City, no G. Desses, Bayern e Napoli são os únicos times com 12 pontos, enquanto os demais somam 10.
As classificações dos ingleses, espanhóis e belgas vieram apesar de empates na 4ª rodada. Respectivamente, os times tropeçaram fora de casa contra Copenhagen, Shakhtar Donetsk e Atlético de Madrid. Enquanto isso, O Napoli aplicou 4×2 no Ajax e o Bayern venceu o Viktoria Plzeň pelo mesmo placar.
A surpresa da Liga dos Campeões
As classificações de Manchester City, Real Madrid e Bayern de Munique já são quase protocolares. Para o Napoli, a vaga também não é coisa muito inédita, apesar de não ter avançado nos últimos dois anos. Mas a grande surpresa fica por conta do Club Brugge.
Os belgas venceram Leverkusen, Porto e Atleti nos jogos de ida e dispararam na ponta da chave. Assim, a classificação veio com uma rodada de antecedência. E é a 1ª vez em 45 anos que o clube avança à 2ª fase da principal liga europeia. Em 1977/78, o Brugge terminou com o vice-campeonato da Taça dos Campeões e não conseguiu voltar ao mata-mata desde então.