Bombando

Surfe: Tatiana Weston-Webb se classifica para Paris-2024 e Brasil chega a 20 vagas

Disputa olímpica do Surfe acontecerá no Taiti, a mais de 15 mil km de Paris A manha desta terça-feira (18) […]

Tatiana Weston-Webb garante vaga: Surfista brasileira Tatiana Weston-Webb em túnel na WSL 2022

Damien Poullenot/WSL

Disputa olímpica do Surfe acontecerá no Taiti, a mais de 15 mil km de Paris

A manha desta terça-feira (18) trouxe uma grande notícia para o surfe brasileiro: Tatiana Weston-Webb garante vaga em Paris-2024 e está matematicamente garantida pela Associação Internacional de Surfe (ISA) na lista das surfistas que vão lutar pelo ouro olímpico no Taiti.

Tatiana Weston-Webb garante vaga em Paris-2024

A confirmação de que Weston-Webb garante vaga na Olimpíada veio da própria ISA, que também selou as classificações de outras 3 surfistas: a portuguesa Teresa Bonvalot, a francesa Johanne Defay e a costarriquenha Brisa Hennessy.

Essas vagas vieram pela Liga Mundial de Surfe (WSL), que classificará os 10 líderes do ranking masculino e as 8 líderes do feminino ao fim deste ano com vagas nominais para os Jogos de Paris – respeitando o limite de 2 atletas por país.

A WSL 2023 ainda está no início, após 4 etapas, mas, de acordo com o cálculos da própria federação, não há mais possibilidade matemática desse quarteto ficar fora do top-8. As demais 4 vagas serão 2 da Austrália e 2 dos Estados Unidos, mas a definição das surfistas que vão ocupar ainda depende do ranking.

Gaúcha de nascimento, Tatiana Weston-Webb mora nos Estados Unidos desde os 2 meses. Ela representou o Havaí nas competições internacionais até 2018, quando optou pela nacionalidade brasileira. Assim, ela já participou dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Brasil. Ela também soma bons resultados na WSL.

Agora, Tatiana Weston-Webb garante vaga em Paris-2024 e estará nas disputas olímpicas, em Teahupo’o, no Taiti. Mesmo com a sede da Olimpíada sendo em Paris, as provas do surfe foram transferidas para a icônica praia da Polinésia Francesa, a 15.700km de distância de Paris.

A lista brasileira em Paris-2024

Agora que Tati Weston-Webb garante vaga em Paris-2024, o Brasil soma 20 vagas garantidas nos próximos Jogos Olímpicos. Mas a surfista é a 1ª com vaga nominal, ou seja, as demais 19 vagas ainda não estão com atletas definidos, o que dependerá de convocações ou rankings.

Além da vaga no surfe, o Brasil também está garantido no futebol feminino, que terá uma delegação de 18 atletas a ser convocada, e, também, 1 vaga no tiro esportivo. Essa vaga é para a disputa da pistola de ar 10m masculina, e foi conquistada após o título de Philipe Chateaubrian no Campeonato das Américas, mas ainda não é garantido que a vaga seja dele.

Tatiana Weston-Webb garante vaga: Em 1º plano, surfista Tatiana Weston-Webb, na WSL 2022
Tatiana vai para sua 2ª Olimpíada da carreira – Divulgação/WSL

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer