Bombando

Wallace é suspenso pelo COB após post sobre Lula

Jogador já havia sido afastado do Sada Cruzeiro Depois da polêmica postagem no Instagram questionando se alguém “daria um tiro […]

Conselho de Ética Anuncia Suspensão De Wallace. Jogador aparece em primeiro plano com a camisa amarela em detalhes verde. Ele joga vôlei e tenta passar a bola com as mãos enquanto salta.

Conselho de Ética Anuncia Suspensão De Wallace. Foto: Divulgação/FIVB

Jogador já havia sido afastado do Sada Cruzeiro

Depois da polêmica postagem no Instagram questionando se alguém “daria um tiro na cara” do presidente Lula, o oposto Wallace é suspenso pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Assim, o jogador está afastado de todas as atividades do COB até o fim do seu processo.

Wallace é suspenso pelo COB

A definição pelo afastamento do jogador de vôlei veio no fim da manhã desta sexta-feira, quatro dias depois da postagem que iniciou toda a polêmica. A decisão foi antecipada pelo jornalista Octavio Guedes, da GloboNews.

Na decisão, o conselheiro de ética do COB, Ney Bello falou sobre a conduta olímpica. A partir disso, ele questionou a postura, justificando porque Wallace é suspenso agora.

“Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um”.

Ele continuou. “Sugerir, perguntar, incitar o uso de armas e, pior, a detonação no rosto da autoridade máxima do país – por nenhuma razão e sob nenhum critério – se amolda ao comportamento esperado, exigido e aguardado de um campeão olímpico”.

Entenda o caso

Agora, que Wallace é suspenso pelo COB, o oposto do Sada Cruzeiro sofre mais uma punição após a polêmica postagem feita na segunda-feira. Nos stories do seu Instagram, o atleta postou uma foto de uma arma e, na sequência, respondeu a um seguidor, questionando se alguém “daria um tiro” na cara do presidente Lula.

No dia seguinte, o jogador foi afastado por tempo indeterminado do clube mineiro. O Cruzeiro, inclusive, exigiu que ele publicasse um pedido de desculpas, o que aconteceu também na terça-feira, quando a situação já gerava uma grande repercussão negativa em torno do jogador.

Antes dessa decisão, o Sada Cruzeiro, o COB, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Secretaria de Comunicação do Governo Federal e a Ministra do Esporte já haviam se posicionado com críticas sobre o caso.

A AGU, inclusive, recomendou o banimento definitivo do jogador pelo COB, algo que ainda será julgado no Conselho de Ética da entidade.

Fernando Cachopa e Wallace Souza em jogo de vôlei do Sada Cruzeiro - Wallace é suspenso
Afastado do Sada Cruzeiro, Wallace é suspenso pelo COB – Divulgação/Sada Cruzeiro
COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

2

Bombando

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Bombando

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

4

Bombando

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

5

Bombando

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025