Bombando

Sul-Americano Sub-20: Brasil supera Uruguai e volta a ser campeão após 12 anos

Último título brasileiro foi na geração de Neymar e Ganso O futebol brasileiro tem motivos para ter esperança. Neste domingo, […]

Grupos do Mundial sub-20: Seleção Brasileira com a taça do Sul-Americano Sub-20

Argentina será país-sede do Mundial Sub-20: o Brasil conseguiu a vaga após vencer o Sul-Americano. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Último título brasileiro foi na geração de Neymar e Ganso

O futebol brasileiro tem motivos para ter esperança. Neste domingo, a Seleção encerrou um jejum de 12 anos e voltou a conquistar o Sul-Americano Sub-20, ao vencer o Uruguai por 2×0, com gols de Andrey Santos e Pedrinho. Com isso, o Brasil está classificado ao Mundial da categoria e ao torneio de futebol do Pan após oito anos longe dos dois campeonatos.

Brasil x Uruguai

O Brasil entrou em campo pressionado. Vindo de um tropeço contra a Colômbia, país sede do Sul-Americano Sub-20, os meninos da Seleção precisavam da vitória para evitar que o título fosse celeste. Mas eles não titubearam e garantiram a vitória na raça.

Mas apesar da vitória brasileira, o jogo começou se desenhando para os uruguaios, que foram melhor e anularam a Canarinha no primeiro tempo. Mas o Brasil encaixou depois do intervalo e começou a pressionar mais forte pelo gol. Assim, entre bola na trave, chutes perigosos e boas defesas de Rodríguez, o gol parecia maduro.

E ele veio aos 38, com Andrey Santos aparecendo na área para completar cruzamento. Depois, o Uruguai subiu as linhas para buscar o empate, mas o gol decisivo saiu aos 46, com Pedrinho aproveitando um contra-ataque fatal para selar o 12º título brasileiro na Sul-Americano Sub-20.

Craque do jogo e do time, o volante Andrey Santos comemorou o título: “Foi fruto de muito trabalho. Não só meu, como dos meus companheiros. Viemos trabalhando desde o primeiro dia. Nosso objetivo maior era o título. Só Deus sabe, quem está aqui presente, sabem o quanto a gente trabalhou, o quanto a gente batalhou, o quanto a gente abdicou de coisas para conseguir. Só quero agradecer por esse grupo maravilhoso. Agora somos campeões”, afirmou ao SporTV na saída de campo.

O meio-campista, recém-negociado pelo Vasco da Gama com o Chelsea, foi o grande destaque brasileiro no torneio, com seis gols marcados. Assim, ele dividiu a artilharia do Sul-Americano Sub-20 com o atacante Vitor Roque, jogador do Athletico-PR, que é alvo prioritário do Barcelona.

Atacante Vitor Roque e volante Andrey Santos, da Seleção Brasileira, em jogo do Sul-Americano Sub-20
Atacante Vitor Roque e volante Andrey Santos foram os grandes destaques do torneio – Rafael Ribeiro/CBF

O Sul-Americano Sub-20

Com a vitória, o Brasil chega a 12 títulos no principal torneio de base do continente. Antes, a Canarinha já tinha levantado a taça em 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011. O segundo maior campeão é o próprio Uruguai, com oito conquistas, seguido por Argentina (5), Colômbia (3), Paraguai e Equador (1).

Desse vez, o Brasil ficou na liderança com uma campanha de sete vitórias e dois empates. No hexagonal final, foram 13 pontos para os brasileiros, contra 12 dos uruguaios e 10 dos colombianos. Os três vão ao Pan e ao Mundial, que também terá o Equador, que fez quatro pontos na fase final.

Assim, o Brasil vai retornar aos dois torneios como campeão Sul-Americano sub-20 após ficar fora das disputas em 2019. No Pan-Americano de Santiago-2023, o tetracampeão Brasil tentará superar a última participação, com o bronze em Toronto-2015, e levar o ouro que não vem desde Indianápolis-1987. No Mundial, que acontece na Indonésia, a Seleção vai em busca do hexa, para igualar o argentinos, após 12 anos de jejum.

Atacante Pedrinho, da Seleção Brasileira, no Sul-Americano Sub-20
Atacante Pedrinho marcou o último gol da campanha brasileira – Rafael Ribeiro/CBF
COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer