Torneio acontece na Oceania entre julho e agosto
A 135 dias do início dos jogos, a Fifa divulgou o pôster da Copa do Mundo Feminina nesta terça-feira (7). Além do pôster oficial, a entidade também apresentou os banners de cada uma das 9 cidades sedes entre Austrália e Nova Zelândia.
O pôster da Copa do Mundo
O lançamento aconteceu de forma simultânea em uma cidade de cada país-sede do Mundial: Adelaide (AUS) e Wellington (NZE). Isso acontece justamente no Dia Internacional da Mulher, já que o fuso horário 16 horas à frente, já coloca os países oceânicos no dia 8 de março.
Secretária geral da Fifa, Fatma Samoura falou sobre o lançamento: “Com apenas 135 até o torneio começar, esta é outra marca incrível para celebrar. Esses pôsteres não só mostram as diferentes identidades das nossas 9 cidades sede entre Australia e Nova Zelândoa, mas também celebrar o torneio e a unidade que está em seu núcelo”.
Todas as 10 peças. incluindo o pôster da Copa, estão expostas nas duas cidades do lançamento. Na capital neozelandesa, os pôsteres ficam até o dia 21, enquanto a cidade australiana recebe a exposição até o dia seguinte. Os locais escolhidos também abrigarão o Fifa Fan Festival nas duas cidades.
A arte do pôster oficial do Mundial traz a silhueta de três mulheres, simbolizando a criação de mudanças positivas para as mulheres dos esportes. Além disso, o pôster da Copa também traz a silhueta de duas jogadoras e o desenho do cobiçado troféu ao centro.
The wait is over!
Check out the #FIFAWWC 2023 Official Poster.#BeyondGreatness
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) March 7, 2023
As cidades-sede
O Mundial acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Esta 9ª edição da Copa do Mundo será pioneira em algumas coisas. É a 1ª vez que o torneio acontece na Oceania – que também nunca recebeu uma edição do torneio masculino.
Além disso, a divisão entre 2 países é outro marca inédita no futebol de mulheres. E, além disso tudo, será a 1ª edição com 32 seleções na disputa da Copa do Mundo, com grupos já definidos para o caminho até a taça.
A Seleção Brasileira não aparece no 1º grupo de favoritas ao título, que nunca desembarcou na América do Sul, mas, com o retorno de Marta, o time de Pia Sundhage alimenta boas expectativas para o torneio.
Ao longo da 1ª fase, as brasileiras ficam apenas em solo australiano, com jogos marcados para Adelaide, Brisbane e Melbourne. A chave brasileira também terá um jogo em Perth, também na Austrália.
Cada sede recebeu um pôster com artes que destacam as características locais da cidade, além de trazer os nomes de todos os locais também nas línguas nativas aborígenes.