Fernando Santos estava no comando da Seleção Portuguesa desde 2014 e levantou duas taças com os lusitanos
Chega ao fim uma bonita trajetória do técnico Fernando Santos no comando da seleção do seu país. Portugal demite técnico após eliminação na Copa do Mundo 2022, após 8 anos do treinador no comando da esquadra lusitana.
O anúncio da saída do técnico de 68 anos aconteceu nesta quinta-feira (15), com direito a vídeos e fotos que celebram a passagem do “Mister” no comando da seleção ibérica. Até porque essa admiração não é à toa, pois Fernando Santos conquistou o título da Eurocopa de 2016 e da Nations League de 2019 por Portugal.
Na Copa do Mundo 2022, entretanto, o desempenho não foi como esperado. Isso porque os portugueses possuem uma das, senão a melhor geração da sua história, com jovens valores atuando nos maiores times do mundo. Dessa forma, se esperava uma grande campanha e desempenho dentro do Mundial do Catar. Mas não aconteceu.
Portugal acabou eliminado ainda nas quartas de final da Copa do Mundo por Marrocos, a grande surpresa dessa competição. A derrota por 1 a 0, num jogo onde a equipe lusitana não desempenhou como esperado, pesou bastante. Assim, o ciclo do treinador foi encerrado.
Um 𝗟𝗲𝗴𝗮𝗱𝗼 histórico. 🏆🏆 Obrigado por tudo, Mister. 🇵🇹 #VesteABandeira
A historical 𝗟𝗲𝗴𝗮𝗰𝘆. 🏆🏆 Thank you for everything, Coach. 🇵🇹 #WearTheFlag pic.twitter.com/7emUN6LbZB
— Portugal (@selecaoportugal) December 15, 2022
Portugal demite técnico e Mourinho entra na mira
De acordo com a imprensa portuguesa, o nome da vez para assumir a Seleção Portuguesa é do técnico José Mourinho, que está na Roma-ITA.
O técnico de 59 anos deve ir para o seu 1º desafio como treinador de uma seleção nacional. Mourinho é multicampeão por onde passou e tem 2 taças da Champions League, conquistada com o Porto-POR e a Inter de Milão.
Além disso, no currículo, também tem uma passagem marcante no comando do Chelsea. Ele também treinou Real Madrid, Manchester United e Tottenham, e já foi auxiliar técnico do Barcelona.